Rio começa a aplicar vacina contra o sarampo em áreas de grande circulação

CNN Brasil


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) inicia nesta segunda-feira (24) uma mobilização contra o sarampo, com objetivo de ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos da doença na cidade.

A ação começa às 7h30, no Terminal Gentileza, e seguirá para locais de grande circulação, como o Aeroporto Santos Dumont e a Central do Brasil.

Apesar de não haver casos registrados de sarampo no Rio em 2025, a secretaria alerta para o aumento de ocorrências em cidades vizinhas.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por um vírus da família Paramyxoviridae. Segundo a Fiocruz, uma pessoa infectada pode contaminar até 18 pessoas, podendo transmitir o vírus até seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas na pele, um dos principais sintomas.

Embora qualquer pessoa possa ser afetada, o sarampo é especialmente grave para crianças menores de 2 anos e adultos jovens, podendo causar complicações como infecções respiratórias, otite, doenças diarreicas e até encefalite.

A doença também enfraquece o sistema imunológico por até três anos, aumentando a vulnerabilidade a outras infecções.

O Brasil havia eliminado o sarampo em 2016, após décadas de campanhas de vacinação, mas a doença voltou em 2018 devido à queda nas taxas de imunização.

Segundo orientações dos órgãos de saúde, a vacinação permanece como a principal estratégia de prevenção contra o sarampo. Com essa mobilização, a SMS visa intensificar a cobertura vacinal, especialmente entre adultos e jovens que ainda não concluíram o esquema de imunização.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Feminicídio em SP: homem em saída temporária mata companheira a facadas

Um homem foi preso após esfaquear e matar sua companheira na zona norte de São…

caos deve continuar, apesar de repasses milionários

Prefeitura e Santa Casa ainda tentam chegar a um consenso para resolver o repasse de…

Governo Trump pede para Suprema Corte destravar deportações de venezuelanos

O governo do presidente americano Donald Trump pediu à Suprema Corte que entre na tensa…