Vance diz que Groenlândia seria mais segura sob o controle dos EUA


A Groenlândia está menos segura agora do que estava há algumas décadas e a ilha do Ártico estaria melhor sob a segurança dos Estados Unidos do que sob a liderança da Dinamarca, disse o vice-presidente dos EUA, JD Vance, nesta sexta-feira (28).

“O nosso argumento é que a liderança da Dinamarca está sub-investida na Groenlândia e sub-investida em sua arquitetura de segurança. Isso simplesmente deve mudar. É a política dos Estados Unidos que vai mudar”, disse Vance aos repórteres na base militar dos EUA em Pituffik, na Groenlândia.

“Eu acho que você (Groenlândia) seria muito melhor … ficando sob o guarda-chuva de segurança dos Estados Unidos do que você tem sido sob o guarda-chuva de segurança da Dinamarca”, disse Vance.

O vice-presidente também disse que ele não prevê a necessidade de força militar na Groenlândia.

“Nós não achamos que a força militar será necessária”, disse Vance aos repórteres em comentários de uma base dos EUA na Groenlândia. “Achamos que isso faz sentido e porque achamos que o povo da Groenlândia é racional e bom, achamos que seremos capazes de fazer um acordo ao estilo Donald Trump para garantir a segurança deste território, mas também dos Estados Unidos da América.”

Anteriormente, o vice-presidente reiterou o interesse dos EUA no território semiautônomo dinamarquês, dizendo que ele é necessário para “a segurança do povo americano.”

“O que o presidente disse é que precisamos ter mais de uma posição na Groenlândia. Precisamos disso novamente para a segurança do povo americano. E o que pensamos que vai acontecer é que o povo da Groenlândia vai escolher, por meio da autodeterminação, se tornar independente da Dinamarca, e então vamos ter conversas com o povo da Groenlândia a partir disso,” disse Vance.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Onça-pintada encara chuva e mostra que é boa de nado em rio no Pantanal

Onça-pintada mostrou que é excelente nadadora ao encarar a correnteza do Rio Paraguai debaixo de…

Acidente em elevador de frigorífico mata funcionário em Nova Mutum

O trabalhador Gerson Daniel dos Santos Cardoso, de 26 anos, morreu nesta terça-feira (1º) após…

Recorde nos EUA: Senador diz à CNN que fez jejum por dias em preparação

O senador democrata Cory Booker disse à CNN que se preparou para seu discurso “muito…