MP denuncia e pede prisão de PM que atirou em estudante no Rio de Janeiro

CNN Brasil


O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o policial militar reformado que atirou contra o estudante Igor Melo de Carvalho, no último dia 24 de fevereiro, na zona Norte do Rio.

O PM Carlos Alberto de Jesus foi denunciado por duas tentativas de homicídio duplamente qualificado contra o torcedor do Botafogo e o mototaxista Thiago Marques Gonçalves. O MPRJ também pediu a prisão preventiva de Carlos Alberto.

A denúncia foi oferecida à Justiça nessa quinta-feira (27) e divulgada à imprensa na tarde desta sexta-feira (28). Durante a ação do PM reformado, Igor foi baleado e perdeu um órgão. 

Após ficar cinco dias internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na zona Norte do Rio de Janeiro, Igor teve alta na manhã do dia 2 de março. 

Na época, as duas vítimas chegaram a ser presas após depoimento da esposa do policial, Josilene da Silva Souza. Ela também foi denunciada pelo crime de falso testemunho.

Segundo a Promotoria, Josilene afirmou à polícia que uma das vítimas teria tentado sacar uma arma antes dos disparos de Carlos Alberto. Posteriormente, a mulher apresentou outras versões contraditórias dos fatos.

A acusação contra as vítimas foi arquivada em 8 de março de 2025. Na decisão, a Justiça também determinou que a motocicleta apreendida fosse devolvida ao proprietário.

A partir de registros eletrônicos, imagens de câmera de segurança e mensagens de celular, foi possível confirmar que Igor havia acabado de sair do trabalho e Thiago estava trabalhando em uma corrida por aplicativo no momento do crime.

 

 

Relembre o caso

Conforme apurado pela CNN, após terminar seu expediente de trabalho, Igor pediu um mototáxi para voltar para casa. Durante o trajeto, ele foi alvejado nas costas por um policial militar, que o teria confundido com um suspeito de roubo.

A Polícia Militar disse em nota que, de acordo com o comando do 16º BPM (Olaria), policiais militares foram à Avenida Lobo Júnior, na Penha, para verificar uma ocorrência de invasão a domicílio. No local, os agentes foram informados que dois homens, que trafegavam em uma motocicleta, foram alvo de disparos de arma de fogo provenientes de um veículo desconhecido.

Igor foi baleado e socorrido por populares ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, onde ficou sob custódia da polícia, e o motorista da moto, Thiago Marques Gonçalves, foi preso. Na terça-feira (25), a Justiça determinou o fim da custódia do estudante e a soltura de Thiago.

A nota da corporação prossegue dizendo que o caso foi registrado na 22ª DP, onde um policial militar da reserva se apresentou como autor dos disparos. De acordo com o registro, a esposa do PM teria reconhecido o condutor da moto como um dos responsáveis pelo roubo de seu aparelho celular.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é investigado pela 22ª Delegacia de Polícia (Penha).

Igor é estudante de Publicidade no Centro Universitário Celso Lisboa. Além disso, o jovem é dono da página Informe Botafogo e trabalha como garçom e ambulante. Ele é casado com a doula Marina Moura. Os dois são pais de Jonas, um menino de três anos.

A Fúria Jovem do Botafogo (FJB) lamentou o ocorrido e declarou apoio ao jovem. A torcida definiu o jornalista como um “trabalhador incansável e exemplo de integridade”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Zelensky pede pressão sobre Moscou após novo ataque em sua cidade natal

Um ataque russo com mísseis atingiu um estabelecimento na cidade ucraniana de Kryvyi Rih, no…

Justiça fecha empresa de segurança usada para venda de drogas no RN

Nove pessoas envolvidas em uma facção criminosa foram presas pelas Polícias Civil e Militar do…

ao contrário da África, no Brasil é o jacaré que teme a onça

No Pantanal brasileiro, a relação entre predadores desafia as expectativas tradicionais da cadeia alimentar. Enquanto…