Com foco direto nos mandantes de atos criminosos ligados a uma facção, que atua em Alto do Araguaia, a 426 km de Cuiabá, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (8) a Operação Choque de Ordem III.
São cumpridos 16 ordens judiciais, entre mandados de busca, apreensão e quebra de sigilo de dados.
De acordo com as investigações da Polícia Civil, os principais alvos são integrantes da facção que comandaram ações de vandalismo e ordenaram pichações em muros de residências, prédios públicos e monumentos da cidade, com o objetivo de demonstrar uma falsa sensação de controle territorial.
As mensagens, feitas com spray vermelho e preto, continham símbolos e frases alusivas à facção criminosa, e surgiram em diversos pontos do município nos últimos dois meses.
Além das pichações, os criminosos também estariam diretamente ligados ao comércio de drogas na cidade.
Muros repintados com apoio de reeducandos
Como parte da ofensiva, a Polícia Penal mobilizou detentos da Cadeia Pública de Alto Araguaia, que ajudaram na repintura de mais de 30 pontos vandalizados. A ação contou com o apoio do Conseg, que forneceu tintas e materiais.
Segundo a Polícia Civil, o trabalho de restauração visual da cidade continuará, assim como as ações de responsabilização dos envolvidos nos crimes.
Operação integrada e estratégia estadual
A ação faz parte da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, que visa enfrentar e desarticular facções criminosas em diferentes cidades mato-grossenses.
Participaram da operação:
- 40 policiais civis
- 12 viaturas
- Apoio da Polícia Penal, inclusive com reeducandos
- Apoio logístico do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)
-
8 são presos em operação contra violência doméstica em Cuiabá
-
Funcionário usava hotel em Várzea Grande para esconder carros roubados e drogas
-
Operação mira grupo suspeito de distribuir drogas em Sorriso