O edital do primeiro processo de contratação pública para a retomada das obras do sistema BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande será republicado nesta sexta-feira (11), com a inclusão de obras de drenagem na Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha.
A avenida foi uma das mais afetadas durante o temporal que atingiu a cidade em 8 de abril.
A atualização do edital atende a uma determinação do governador Mauro Mendes e será publicada no Diário Oficial do Estado, conforme informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).
Além da inclusão das obras de drenagem, o documento trará novos prazos para o processo licitatório e os devidos ajustes orçamentários.
A seleção ocorrerá por meio de dispensa eletrônica, com participação das empresas interessadas mediante cadastro no Siag (Sistema de Aquisições Governamentais).

De acordo com o edital, vencerá a empresa que apresentar o menor valor. A disputa será aberta, com lances eletrônicos, e está marcada para o dia 30 de abril.
A empresa contratada ficará responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos, além da execução das intervenções.
Primeiro trecho contemplado
A contratação abrange a fase de conclusão e implantação das obras de infraestrutura e urbanização na linha Várzea Grande – CPA.
O segmento inclui a finalização dos trabalhos em Várzea Grande e a construção da estrutura em Cuiabá, entre a ponte Júlio Müller e a Secretaria de Estado de Fazenda.
O valor de referência previsto é de R$ 121,3 milhões, que inclui os serviços de iluminação pública e paisagismo. O prazo estabelecido para a entrega das obras é de 180 dias.
Próximas etapas
O trecho entre a região do Coxipó e o centro de Cuiabá será contratado separadamente, assim como as estações, terminais e demais estruturas do sistema BRT.
Obras em andamento
O Consórcio BRT ainda realiza os serviços finais nas avenidas da FEB, em Várzea Grande, e do CPA, em Cuiabá, até o edifício do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).