Governo abre consulta pública para reforma do HRMS


Está aberta consulta pública ao projeto de PPP (Parceria Público-Privada) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Até o dia 15 de maio, a sociedade pode contribuir e sinalizar pontos de melhorias nas obras que vão possibilitar o aumento de 59% do número de leitos da unidade de saúde em Campo Grande.

A reforma e construção no Hospital Regional deve durar 4 anos (Foto: Governo do estado)

A ata de reunião que aprovou a abertura de consulta pública ao projeto foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (15).

Com isso, todos que tiverem interesse em ver o projeto podem ter acesso a ele pelo site www.epe.segov.ms.gov.br.

As sugestões e contribuições devem ser enviadas por meio de formulário, disponível no site, para o e-mail epe@segov.ms.gov.br, identificadas e fundamentadas, até o dia 15 de maio.

Além disso, uma audiência pública será realizada para apresentação do projeto estruturado para toda a sociedade e interessados na Parceria. Segundo o governo do estado, ela deve acontecer no dia 12 de maio de 2025, às 15 horas (horário de Brasília), pela internet.

Para participar, no entanto, é necessário preencher um formulário de acesso disponível no site da TVB3 (https://tvb3.com.br/).

Essa é só a primeira etapa para aprovação do projeto, que deve ir a leilão nos próximos meses.

  1. Novas vagas: confira as especialidades médicas que serão chamadas para o HR

Entenda a parceria

A PPP é um contrato de colaboração entre o setor público e o privado. Na prática, empresas privadas recebem do estado para gerir obras e serviços de interesse público.

No caso do Hospital Regional, a empresa escolhida para assumir o projeto ficará com a área administrativa: recepção, portaria e vigilância, lavanderia, limpeza e jardinagem, nutrição, manutenção predial e engenharia clínica, Central de Material Esterilizado, logística de almoxarifado e farmácia, transporte de pacientes e necrotério, tecnologia da informação, água, energia e gases medicinais e fornecimento de insumos hospitalares.

Já o poder público seguirá responsável pelo controle e gestão da assistência médica, de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e assistência médico-hospitalar de alta complexidade.

A adoção da PPP, segundo o governo, é a melhor alternativa no cenário atual, pois gera uma economia de 21% em comparação ao modelo tradicional de contratação e permite reunir em um único contrato a construção, reforma e manutenção durante todo o período contratual.

Mesmo com a parceria, o local permanecerá como hospital público, com atendimento SUS 100% gratuito.

O projeto

hospitalregional projeto1
Novo projeto possibilitará aumento do atendimento (Foto: Governo do estado)

Atualmente, o Hospital Regional possui área de 37.000 m², com estrutura de 10 pavimentos, capacidade de 362 leitos e atendimento de 46 especialidades médicas.

O projeto prevê 71.000 m² de construção, com dois novos blocos que devem ampliar a capacidade de atendimento de 362 para 577 leitos, um aumento de 59% no número de leitos.

Em até 2 anos, serão construídos os dois novos blocos, que incluem o centro de imagem e diagnóstico, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UCO com 70 leitos, hemodinâmica, centro cirúrgico, central de material esterilizado e internações com 180 leitos. Em até 4 anos, será concluída a reforma do prédio atual.

O complexo hospitalar contará com emergência adulta e pediátrica, hemodiálise, centro cirúrgico obstétrico, centro de parto normal, lactário, UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), internação obstétrica e ginecológica, UTI e internação pediátrica, internação oncológica e psiquiatria. Além de auditório, área de acesso e conforto aos funcionários, área de convivência e área da família.

Quando as obras forem concluídas, o hospital terá um aumento de 250% no atendimento de Pronto Socorro, que passará dos atuais 22 leitos para 77 leitos. Terá ainda aumento nos atendimentos de internações; sairá da média atual de 1.400 por mês para 2.760 pacientes mensais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Papa Francisco se encontra com JD Vance no Vaticano

O Papa Francisco teve uma reunião privada no Vaticano na manhã de domingo (20) com…

Fim dos dias chuvosos? Confira a previsão para esse domingo de Páscoa em MS

Depois de dias de muita chuva em Mato Grosso do Sul, a meteorologia promete que…

Paulo Artaxo: “Clima normal já não existe mais”

Em entrevista ao CNN Sustentabilidade, o cientista Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da…