O dentista Thyago Muniz viveu um dia de humilhação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Atalaia, em Cuiabá. Ele levou um tapa no rosto enquanto tentava atender um paciente. O profissional fez um vídeo e postou em suas redes sociais nessa terça-feira (15), detalhando a agressão.

Tudo começou, segundo ele, quando um paciente, com consulta agendada, exigiu exames que não haviam sido solicitados previamente. Ele foi orientado por uma médica para que retornasse à recepção. Foi quando a situação saiu do controle.
Ao se dirigir à recepção, o homem começou a esbravejar contra a atendente. Thyago, responsável pela unidade, interveio para defender a equipe. Mesmo tentando explicar o procedimento padrão, foi recebido com insultos. “Ele me xingou, amassou os exames e jogou em mim”, conta.
Quando Thyago se abaixou para pegar os papéis, levou um tapa no rosto.
“A dor não foi física, foi na alma”, contou o cirurgião dentista.
O servidor desabafou sobre a situação que passou contando uma realidade que poucos sabem.
“Tantos anos de estudo, dedicação, passar em um concurso… para ser humilhado?”. Ele relatou que os profissionais da saúde em Cuiabá estão exaustos, submetidos a condições degradantes, usando até recursos próprios para manter as unidades funcionando.
“Já tirei dinheiro do bolso para decorar setores, já levei pacientes no meu carro… e no fim, levo um tapa por fazer meu trabalho”.
Há colegas, de acordo com o dentista, que estão adoecendo mentalmente, com frequentes atestados psiquiátricos. “A população também está doente. Nenhum cidadão em sã consciência agride quem tenta ajudá-lo”, reflete.
A negligência com a saúde mental dos trabalhadores, afirma, é “gritante”.
O servidor registrou a agressão na polícia e disse que espera que o caso sirva de alerta. “Muitos sofrem calados, mas isso só piora a situação. A saúde pública está em colapso, e quem está na linha de frente está sendo esmagado”.
A Prefeitura de Cuiabá informou, em nota, que acompanhará o caso de perto, em conjunto com as autoridades competentes, para que todas as providências legais sejam tomadas.
Leia abaixo a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que, nesta semana, foi registrada uma situação de violência na Unidade Básica de Saúde do bairro Parque Atalaia.
Conforme relato da vítima, o gerente da unidade, a agressão ocorreu quando ele tentou intervir em um desentendimento entre um paciente e a médica da unidade. Na tentativa de acalmar os ânimos e resolver o impasse de forma pacífica, o servidor acabou sendo agredido com um tapa no rosto pelo paciente, que se encontrava bastante alterado.
Um boletim de ocorrência foi devidamente registrado, e a SMS reforça que acompanhará o caso de perto, em conjunto com as autoridades competentes, para que todas as providências legais sejam tomadas.
A Secretaria repudia qualquer forma de violência contra os profissionais de saúde e reitera seu compromisso com a segurança dos servidores e com o atendimento digno à população.
Repúdio do CRO
O CRO (Conselho Regional de Odontologia) divulgou nesta quarta-feira (16), uma nota de solidariedade ao profissional se colocando à disposição para colaborar com as autoridades competentes na construção de um ambiente mais seguro e respeitoso para os profissionais da odontologia e para toda a população.
Veja o documento abaixo: