Elefanta Pupy cruza MS a caminho da liberdade em novo lar


A elefanta Pupy, de aproximadamente 36 anos e quase 10 toneladas, está atravessando Mato Grosso do Sul em sua última e mais importante viagem com destino ao Santuário de Elefantes Brasil, em Chapada dos Guimarães (MT). A travessia pelo estado começou na quarta-feira (17), após a saída de Buenos Aires, na Argentina, onde vivia há mais de 30 anos.

Elefanta Pupy (Foto: Reprodução/ redes sociais)

De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a comitiva da elefanta passou pela região de Bandeirantes e São Gabriel do Oeste por volta das 9h e pretende se deslocar até Rondonópolis ainda nesta quinta-feira (17).

O animal deixou o antigo ecoparque da capital argentina na segunda-feira (14) e segue viagem em um comboio especialmente preparado, que inclui carros de apoio, vans e um caminhão adaptado com uma caixa de transporte segura e monitorada.

De acordo com a equipe do Santuário, Pupy está tranquila, bem alimentada, hidratada e interagindo positivamente com os tratadores.

nariz pupy

Pelas redes sociais, a organização informou que a logística da transferência foi complexa, mas conduzida com sucesso graças ao trabalho conjunto de profissionais argentinos e brasileiros.

“Essa é a última viagem da vida da Puppy, a viagem mais importante da vida dela. A primeira foi quando ela foi tirada da natureza, que foi importante e muito ruim. E agora a viagem para o Santuário é boa, porque ela vai poder viver feliz”, destacou o biólogo Daniel Moura, diretor do Santuário de Elefantes Brasil.

A previsão é de que a chegada ao santuário ocorra no fim de semana, entre os dias 19 e 20 de abril. No entanto, o cronograma pode variar de acordo com as condições das estradas e, principalmente, com o bem-estar da elefanta Pupy.

Preparação e cuidados

A equipe responsável acompanha cada detalhe da jornada. Câmeras instaladas dentro da caixa de transporte permitem o monitoramento constante do estado físico e emocional da elefanta Pupy, identificando sinais de cansaço, sede ou necessidade de pausa.

A operação envolve ainda a veterinária Trish e o cofundador do Santuário, Scott Blais, que desde fevereiro estavam na Argentina supervisionando a adaptação da elefanta à caixa de transporte e aos procedimentos da mudança.

A elefanta foi içada com a ajuda de um guindaste para ser acomodada com segurança no caminhão, que percorre mais de 2.600 quilômetros até o destino final.

Tratadores e biólogos experientes acompanham Pupy durante todo o trajeto, garantindo conforto e segurança ao longo da viagem.

A história da Elefanta Pupy

Elefante Pupy (Foto: Reprodução/ redes sociais)
Elefanta Pupy em Buenos Aires (Foto: Reprodução/ redes sociais)

A jornada de Pupy começou em 1993, quando foi transferida do Parque Nacional Kruger, na África do Sul, para o antigo zoológico de Buenos Aires, hoje transformado em ecoparque. Lá, viveu ao lado de sua companheira Kuky por mais de três décadas.

Por grande parte de sua vida, Pupy habitou um espaço urbano, limitado e distante das paisagens abertas que os elefantes necessitam para prosperar. Em outubro de 2023, Kuky faleceu inesperadamente, deixando Pupy sozinha, o que reforçou a urgência de sua transferência para o santuário.

O local onde ela viverá abriga outros elefantes resgatados, como a elefanta Mara, que também veio do ecoparque argentino em 2020.

Pupy será a primeira elefanta africana do recinto dedicado às fêmeas da mesma espécie. Em breve, deverá ser acompanhada por Kenya, outra elefanta africana solitária, o que permitirá que ambas desfrutem de uma convivência essencial ao bem-estar da espécie.

Aquipe do Santuário de Elefantes faz transmissões nas redes sociais diariamente para atualizar a situação de Pupy durante viagem:

  1. Qualidade de vida: elefante africano é levado para santuário em Chapada dos Guimarães

  2. Pupy: elefanta resgatada em Buenos Aires viverá em Chapada





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Católicos celebram a Sexta-Feira Santa no Coliseu, em Roma

Milhares de católicos se reuniram no Coliseu de Roma nesta sexta-feira (18) para a cerimônia…

Casal morre afogado em praia no litoral paulista; filho está internado

Um casal morreu afogado na tarde da última sexta-feira (18) em uma praia na Vila…

Autoridades do Irã e dos EUA se reúnem em Roma para discutir acordo nuclear

As delegações dos EUA e do Irã se reúnem em Roma neste sábado (19) para…