Uma tentativa de golpe na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA) em Cuiabá resultou na prisão em flagrante de um advogado de 31 anos e um homem de 42, identificado como seu suposto cliente.
A dupla tentava retirar um veículo apreendido utilizando uma procuração falsa, mas a fraude foi descoberta pelos próprios policiais da unidade.
O flagrante ocorreu no final da tarde de quarta-feira (16), quando os dois suspeitos se apresentaram na delegacia portando uma procuração com o objetivo de liberar um Jeep Renegade apreendido.
Ao analisar o documento, os policiais constataram que, embora contivesse um selo autêntico de cartório, a procuração não havia sido formalizada legalmente e não foi emitida oficialmente pelo órgão.
Desconfiados da autenticidade do documento, os investigadores da Polícia Civil entraram em contato com o verdadeiro proprietário do veículo.
Ele afirmou desconhecer os indivíduos que estavam na delegacia e negou ter outorgado qualquer procuração para a retirada do carro.
As diligências prosseguiram e os policiais se dirigiram ao cartório indicado na procuração. No local, confirmaram a fraude: os suspeitos estiveram no cartório para solicitar a procuração, mas se recusaram a registrar suas assinaturas (abrir firma) para concluir a documentação, deixando o local de forma apressada.

Diante das evidências da tentativa de fraude, o delegado Ricardo de Oliveira Franco autuou em flagrante os dois suspeitos – o advogado e o homem que se apresentava como procurador – pelo crime de uso de documento falso.
A prisão e os procedimentos foram acompanhados por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT).
“Foi uma ação rápida que resultou na desarticulação da fraude e que evitou que um crime fosse cometido dentro da delegacia. A Polícia Civil está preparada para identificar casos como esse e prender quem quer que seja que acredite estar acima da lei”, declarou o delegado.
Os presos foram encaminhados para audiência de custódia, onde permanecerão à disposição da Justiça.