Helicóptero de Neymar parado: Veja documentos exigidos para voo no Brasil

CNN Brasil


Com o Certificado Aeronavegabilidade (CA) suspenso pela Agência Nacional de Aviação Civil, o helicóptero do jogador Neymar, que atualmente defende o Santos Futebol Clube, está proibido de voar desde o início deste mês.

De acordo com a agência reguladora, a suspensão ocorre “em decorrência do vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) na mesma data”.

O documento faz parte de uma lista de exigências para que as aeronaves civis possam voar no Brasil. A lista de documentos requeridos pela Anac é definida pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) 91.

Veja alguns dos documentos exigidos:

  • Certificado de matrícula e certificado de aeronavegabilidade, válidos, emitidos pela Anac em nome do operador
  • Publicações aeronáuticas válidas e atualizadas, contendo informações adequadas concernentes a auxílios de navegação, procedimentos de aproximação e saída, e demais informações aeronáuticas referentes à rota a ser voada e aos aeródromos a serem utilizados
  • Diário de bordo devidamente preenchido. “No caso de aeronaves engajadas em atividades de recreio ou desporto, o diário de bordo não precisa estar a bordo quando for inviável o seu transporte devido às características construtivas da aeronave. No entanto, ele deve ser atualizado tão logo quanto praticável”, diz a Anac
  • Apólice de seguro ou certificado de seguro válido
  • Certificado de verificação de aeronavegabilidade (CVA) ou laudo de vistoria de aeronave
  • Documentos e manuais requeridos conforme o tipo de operação aplicável
  • Autorizações de operações especiais ou específicas, se aplicável
  • Lista de passageiros, se aplicável, exceto para aeronave experimental, leve esportiva ou planador, que deve ser mantida pelo operador por no mínimo 1 ano após o voo
  • Manifesto de carga, com informações sobre o peso e o balanceamento da aeronave, devidamente preenchido, sempre que houver transporte de passageiro(s) e/ou carga
  • Ficha de peso e balanceamento, com a respectiva planta-baixa da configuração aprovada para voo, referente à última pesagem requerida para a aeronave

Segundo a agência reguladora, a exceção é nos casos em que haja autorização por regulamento de operação específico.

A Anac explica que, em 1º de junho de 2020, entrou em vigor a emenda 1 do RBAC 91, que exige a apresentação do CVA em substituição à Inspeção Anual de Manutenção (IAM), Relatório de Condição de Aeronavegabilidade (RCA), e, para as aeronaves leve esportivas experimentais e experimentais de construção amadora, substitui o Relatório de Inspeção Anual de Manutenção (RIAM).

Helicóptero do Neymar

A aeronave, registrada sob o prefixo PP-NJR, foi fabricada em 2019 e está no nome da empresa Neymar Sport e Marketing Ltda. A aeronave, um Airbus BK 117 D-2, é avaliada em cerca de R$ 500 milhões e tem capacidade para transportar dez pessoas, sendo um tripulante e nove passageiros.

A Anac informa que, “caso seja identificada operação irregular, a Anac pode instaurar processo administrativo para apuração, com possibilidade de aplicação de sanções, conforme previsto no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 91”.

A assessoria de imprensa do atleta informou que a suspensão “se trata de um procedimento padrão, realizado anualmente” e que “essa situação não se aplica apenas à aeronave da NR Sports, mas a todas as que operam no espaço aéreo nacional”.

A equipe de Neymar informa que “o motivo pelo qual o CVA consta como ‘vencido’ é que a aeronave está em manutenção anual, iniciada em 26/03, com previsão de conclusão em até 40 dias — podendo, inclusive, ser finalizada antes. Durante esse período, é comum que o status no sistema apareça como ‘vencido’, (já que a data de vencimento é dia 04/04)”.

“Após a conclusão da manutenção obrigatória, a Anac verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para operação”, diz a nota enviada pela equipe do jogador.

 

 



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Policiais do Choque desocupam acampamento do MST em Dourados

Cerca de 270 famílias que viviam em um acampamento do MST (Movimento Sem Terra), às…

Suspeito de matar companheira é preso em SP; corpo foi encontrado em casa

O suspeito de assassinar assassinar Thamyres Araújo, de 25 anos, foi preso, na manhã de…

Mais de 200 mil pessoas participam de homenagem ao papa Francisco

Centenas de milhares de pessoas se reuniram na Praça São Pedro neste domingo (27), um…