Cardeal de Porto Alegre se prepara para viajar à Roma para conclave

CNN Brasil


Consternação e fé foram as palavras usadas pelo arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Jaime Spengler, para descrever como recebeu a notícia do falecimento do papa Francisco, nesta segunda-feira (21). Spengler foi nomeado cardeal por Francisco em dezembro de 2024.

“Me recordo que estava em Roma, participando do sínodo, quando, de repente, me chegou a essa informação. Nós não fomos pré-avisados ou coisa parecida. Foi uma grande surpresa”, conta Spengler.

O cardeal vai participar do conclave, em Roma, onde será escolhido o novo pontífice. Segundo a Arquidiocese de Porto Alegre, ele deve embarcar em um avião para a Itália ainda nesta segunda-feira, após presidir uma missa na Catedral Metropolitana, às 18h, em homenagem à Francisco.

Spengler destaca o debate ambiental como um dos legados mais recentes de Francisco. Além disso, relembra a preocupação do papa com imigrantes e refugiados de conflitos geopolíticos.

“Causou desconforto em alguns ambientes, mas, ao mesmo tempo, uma voz profética que denunciava esta realidade”, comenta o cardeal.

Contudo, para o arcebispo, o maior legado deixado pelo papa é a alegria.

“Sempre falando do testemunho cristão, motivo de alegria, exultação, né? Esta expressão de amor, de um Deus que quer a vida e a vida plena pra todos, não morte, não conflitos, não destruição, mas vida plena pra todos”.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Operação apreende avião com meia tonelada de cocaína em Goiás

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar do Estado de…

Público poderá visitar corpo do papa Francisco entre quarta e sexta (25)

Público poderá visitar o corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro de quarta…

IFMS ainda têm vagas para cursinho preparatório gratuito com bolsa

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) está com vagas remanescentes abertas para…