Funeral do papa Francisco será no sábado


O Departamento de Celebrações Litúrgicas do Vaticano anunciou os detalhes das exéquias (o conjunto de ritos e celebrações fúnebres) do Papa Francisco. A cerimônia seguirá as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege como deve ser a despedida do Pontífice Romano.

Vaticano divulga a primeira foto papa (Foto: Associated Press)

Apesar de o papa ter deixado um testamento pedindo por um enterro simples, os ritos até esse momento serão os mesmos especificados no documento.

Na quarta-feira, 23 de abril, às 9 horas (horário do Vaticano), o corpo do Papa Francisco será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A condução da urna será acompanhada por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A procissão seguirá pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protormártires Romanos, saindo pelo Arco dos Sinos até a Praça de São Pedro, entrando em seguida na Basílica Vaticana pela porta central. Diante do Altar da Confissão, o cardeal camerlengo conduzirá a Liturgia da Palavra, após a qual será aberto o período de visitação à urna mortuária do Papa Francisco.

  1. Papa Francisco: saiba quem foram seus antecessores

  2. Fiéis lotam Catedral de Campo Grande durante missa para o Papa Francisco

Exéquias e sepultamento

Serão, ao todo, nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice.

No sábado, 26 de abril, às 10h no horário do Vaticano e as 5 horas no horário de Brasília, será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do novenário, os nove dias de luto. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.

Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente sua presença para prestar homenagem ao papa Francisco.

Morte

Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido como papa Francisco, liderou a igreja católica por 12 anos e morreu na madrugada desta segunda-feira (21).

Segundo o Vaticano, um AVC (Acidente Vascular Cerebral), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, foram as causas da morte do papa Francisco.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Ovo de Páscoa envenenado: suspeita tem prisão preventiva decretada

A suspeita de envenenar um ovo de Páscoa no interior do Maranhão teve prisão preventiva…

Costureira do papa Francisco revela à CNN que ele não queria ser pontífice

Graciela Meraviglio foi costureira das batinas do papa Francisco antes mesmo de ele assumir como…

Em audiência, MT Par promete entregar Parque Novo Mato Grosso até o fim de 2026

O presidente da Mato Grosso Participações e Projetos (MT Par), Wener dos Santos, afirmou nesta…