A angústia de familiares e amigos chegou ao fim nessa a segunda-feira (21), quando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso localizou um homem de 35 anos que estava desaparecido há três dias em uma densa área de mata próxima ao Rio Preto, no município de Juína, a 730 km de Cuiabá.
O desaparecimento ocorreu na tarde da sexta-feira (18 de abril), mas o caso só foi denunciado aos bombeiros em 20 de abril. Assim que acionada, a equipe iniciou uma operação delicada e estratégica para encontrar o homem.
Antes da chegada dos bombeiros, funcionários da fazenda onde o desaparecimento aconteceu realizaram buscas por conta própria, porém sem sucesso.
Conhecidos da vítima disseram que o desaparecido poderia estar sofrendo um surto psicótico, possivelmente ligado a um quadro de esquizofrenia, o que exigiu uma abordagem ainda mais cautelosa por parte das equipes de resgate.
Ao chegarem ao local, os bombeiros optaram por uma tática diferenciada. Em vez de iniciar buscas aleatórias, realizaram um minucioso levantamento técnico da área, utilizando avançadas ferramentas de geolocalização.
Os militares montaram um acampamento em uma região onde foram encontrados os primeiros indícios da presença do homem desaparecido.
No acampamento improvisado, os bombeiros acenderam uma fogueira e prepararam alimentos, com a intenção de atrair e acolher a vítima de uma forma que não a assustasse, considerando seu possível estado de vulnerabilidade.
Com o amanhecer da segunda-feira (21 de abril), as buscas foram intensificadas, contando com o apoio de funcionários da fazenda, que conheciam a região.
A vasta área de busca cobriu aproximadamente 100 hectares, com as equipes percorrendo cerca de 25 quilômetros a pé em linha reta.
Após cerca de 24 horas de buscas, a vítima foi finalmente localizada dentro da área demarcada e resgatada em segurança pelos bombeiros.
Visivelmente debilitado após três dias perdido na mata, o homem recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para uma unidade de saúde para receber os cuidados médicos necessários.