Arcebispo de Salvador embarca para o Vaticano

CNN Brasil


Um dia após a morte do papa Francisco, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, embarcou rumo ao Vaticano, na noite desta terça-feira (22).

O cardeal chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h, acompanhando de outros religiosos da capital baiana. Foi recepcionado por alguns passageiros que até pediram foto. Ele atendeu a imprensa rapidamente.

Apesar dos detalhes da viagem não terem sido confirmados pela Arquidiocese, a reportagem da CNN apurou que o voo vai para Portugal às 23h45, de onde seguirá para Roma. Ele chega três dias antes funeral do papa, marcado para o sábado (26).

Seguindo a simplicidade de Francisco, ele fez questão de destacar que estava viajando em um voo comercial de classe econômica.

Dom Sergio está entre os sete brasileiros aptos a participar do Conclave, votação que irá definir o novo do líder da Igreja Católica. Questionado sobre ser um dos favoritos para substituir o papa argentino, ele disse que participa do momento com responsabilidade.

 

“Nós temos ainda muito pela frente. Neste momento devemos rezar pelo papa que faleceu e colocar nas mãos de Deus a vida da igreja. Compreendo que haja sempre especulações a respeito de nomes, mas estejam tranquilos que eu estarei de volta [se Deus quiser] para cumprir minha missão em Salvador”, contou em entrevista à CNN.

O Arcebispo de Salvador era o único brasileiro a integrar o C9 – conselho composto por nove cardeais, que auxiliava o papa a governar a igreja. Ele também lembrou da proximidade com Francisco nesse período.

“Tivemos a graça de estarmos mais próximos do papa para ajudar a pensar a missão da igreja, sempre respeitando a agenda dele. Em nossas reuniões sempre procuramos refletir não só sobre o que se passava no interior da igreja, mas as alegrias e dores da humanidade. O papa sempre esteve aberto para o que se passava no mundo e ele ajudou muito a trilhar esse caminho de diálogo, fraternidade e paz”, pontuou Dom Sergio.

Entre tantos gestos do papa Francisco, o cardeal não deixou de lembrar e agradecer pela canonização de Santa Dulce dos Pobres, que aconteceu em 2019, no Vaticano. A baiana ficou conhecida pelo trabalho social prestado aos mais necessitados e se tornou a primeira santa brasileira.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Desembargadores trabalham por um dia e voltam a ser afastados por STF

Os desembargadores investigados por venda de sentença em Mato Grosso do Sul foram, mais uma…

Polícia apreende carga de 22 mil litros de combustível retirados de duto

A Polícia Militar Rodoviária realizou a apreensão de cerca de 22 mil litros de derivados…

Oposição do Equador pede revisão dos votos nas urnas da eleição

O partido da líder da oposição equatoriana e ex-candidata presidencial, Luisa González, solicitou ao conselho…