A capital mato-grossense, Cuiabá, está tendo o mês de abril mais chuvoso dos últimos 64 anos, segundo o instituto de meteorologia ClimaTempo. De 1º de abril até essa terça-feira (22), a cidade já registrou acumulados de 281,6 milímetros.
A quinta-feira (14), foi chuvosa em Cuiabá, com registros na madrugada e durante a manhã.
Conforme a meteorologia, a chuvarada ainda deve seguir caindo até o fim do mês. Os dias serão quentes e úmidos.
O motivo para as chuvas intensas em Cuiabá neste mês, é circulação de ventos sobre a América do Sul que está mantendo o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil.
Normalmente, no mês de abril começa a redução das chuvas no estado que abre porta para o período da estiagem, em maio.
Outra situação que vem sendo observada é que, até agora, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), não tem conseguido se estabelecer pelo interior do Brasil, como em geral já começa a ocorrer durante o mês de abril.
A ASAS, como toda alta pressão, reduz a umidade no ar e inibe o crescimento de grandes nuvens, o que faz com que a frequência das pancadas de chuva diminua.
Com a grande disponibilidade de umidade no ar e a atmosfera quente, as nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente provocando pancadas de chuva frequentes pelo Mato Grosso.
A maior chuva do ano foi registrada no dia 8 de abril, aniversário da cidade, quando acumulou 92,9 mm. A chuva provocou alagamentos em diversos pontos da cidade.
-
Aniversário debaixo d’água: chuva alaga vias de Cuiabá nesta terça