Eunice Ramos lança livro e homenageia trajetória de Lucila Zahran


A jornalista Eunice Ramos prestou uma homenagem especial à matriarca Lucila Zahran durante o lançamento do livro Vozes Femininas em Movimento, realizado na noite desta sexta-feira (25), no Sesc Arsenal, em Cuiabá.

Lançamento do livro de Eunice Ramos teve homenagem a Lucila Zahran. (Foto: Jolismar Bruno/ Primeira Página)

A filha de Lucila, Ana Carla Zahran, recebeu uma placa simbólica em nome da mãe, emocionando o público presente. A homenagem reconheceu a trajetória de Lucila como migrante que contribuiu para a formação cultural e social de Mato Grosso.

“Eu fiquei muito feliz de representar a minha mãe nesse momento. Minha mãe é uma imigrante, a família do meu pai também é uma família de imigrantes. Então, eu acho muito importante esse tema ser retratado, principalmente nos dias de hoje, onde vemos a migração acontecer no mundo inteiro. Então, eu achei fundamental”, declarou Ana Carla.

ana carla zahran 2
Ana Carla Zahran recebeu homenagem em nome da mãe. (Foto: Jolismar Bruno/ Primeira Página)

O evento reuniu jornalistas, escritores, ativistas e representantes de movimentos sociais, que celebraram a iniciativa como uma contribuição importante para o debate sobre mobilidade, gênero e dignidade humana.

Com apoio da Editora Thoth, do Sesc e da agência Íntegra, a cerimônia também abriu espaço para reflexões sobre a realidade migratória atual e o papel das mulheres na construção de novas redes sociais e profissionais em território estrangeiro.

Eunice Ramos lança livro sobre a força comunicadora das migrantes venezuelanas. (Foto: Reprodução)
Eunice Ramos lança livro sobre a força comunicadora das migrantes venezuelanas. (Foto: Reprodução)

Histórias de superação

Vozes Femininas em Movimento traz à tona relatos de mulheres venezuelanas que migraram para a capital mato-grossense em busca de novas oportunidades. Com sensibilidade, Eunice Ramos evidencia os desafios enfrentados por essas mulheres e destaca a comunicação como uma ferramenta essencial para o acolhimento, a conexão e o fortalecimento comunitário.

A obra é fruto da dissertação de mestrado da jornalista pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT).

Eunice comparou a obra a uma gestação e destacou a importância do tema escolhido: a trajetória de mulheres imigrantes em um mundo cada vez mais em movimento.

“Esta é uma noite muito especial para mim. Estou extremamente feliz com a realização de um sonho: o lançamento do meu segundo livro. Cada obra é como uma gestação, e esta tem um significado ainda mais profundo, pois é resultado do meu mestrado na UFMT e da minha volta à academia. Pesquisar e escrever sobre mulheres imigrantes, um tema tão sensível e atual, num mundo em constante movimento, foi uma experiência transformadora”, relatou.

Mais do que um estudo acadêmico, o livro reúne emocionantes histórias de superação, retratando como as migrantes teceram redes de apoio para garantir o sustento de suas famílias e a realização de seus sonhos em uma nova terra.

Segundo a autora, o interesse pelo tema surgiu durante a cobertura jornalística na Casa do Migrante, em novembro de 2020, em plena pandemia de Covid-19. “Em meio ao caos generalizado, conheci pessoas de uma força incrível. Surgiu então a vontade de contar essas histórias com mais profundidade”, relatou.

A força da comunicação

Ao longo de quase 140 páginas, o livro aborda temas como acesso ao mercado de trabalho, questões de gênero e vulnerabilidade social.

Eunice mostra como a comunicação – por meio de redes sociais, WhatsApp e outras ferramentas – se tornou um elo vital para a criação de vínculos, geração de renda e preservação da identidade cultural entre as migrantes.

  1. Eunice Ramos lança livro sobre a força comunicadora das migrantes venezuelanas





Fonte do Texto

VEJA MAIS

São Paulo terá chuva leve, névoa e temperatura agradável no fim de semana

O final de semana na cidade de São Paulo vai começar com chuva leve e…

Papa Francisco: Veja imagens do caixão sendo levado para Praça de São Pedro

O caixão do papa Francisco foi levado para a Praça de São Pedro para o…

“Ele acolheu a todos“, diz monja Coen sobre papa Francisco

Na semana de despedida do papa Francisco, a líder budista monja Coen falou à CNN…