Três pessoas foram presas em flagrante, na manhã desta segunda-feira (30), durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Caronte, deflagrada pela Polícia Civil em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá) para aprofundar as investigações sobre o cemitério clandestino descoberto em fevereiro deste ano, onde já foram localizados 11 corpos enterrados ilegalmente.
A operação é conduzida pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e cumpriu 23 ordens judiciais de busca e apreensão em diversos pontos da cidade. Os alvos são investigados por crimes como homicídio, ocultação de cadáver e organização criminosa.
Durante as buscas, os policiais encontraram armas de fogo, entorpecentes, pescado e apetrechos para pesca ilegal, o que resultou na prisão em flagrante de três pessoas. Um dos detidos também deverá responder por pesca predatória, além dos crimes relacionados à investigação principal.
O local conhecido como “cemitério clandestino” foi descoberto no início do ano e se tornou um dos principais focos de investigação da DHPP. Os corpos encontrados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação e apuração das causas das mortes.
A ação contou com apoio da Delegacia Regional de Rondonópolis e da Polícia Militar Ambiental. O nome da operação, Caronte, faz referência à figura mitológica que conduzia as almas dos mortos ao submundo, simbolizando o trabalho da polícia para esclarecer crimes relacionados a execuções e desaparecimentos ligados a organizações criminosas.
As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.
-
Trabalhador morre após passar mal durante Legendários em Rondonópolis
-
Cemitérios lotados? Sorriso estuda construção de crematório público
-
Rondonópolis terá que pagar R$ 30 mil após sumiço de túmulos no cemitério municipal