Drones substituem arremessos e levam drogas e celulares a presídios


A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou nesta segunda-feira (30) que criminosos deixaram de arremessar ilícitos por cima dos muros e passaram a utilizar drones para enviar drogas e outros objetos ilegais aos presídios de Campo Grande.

Drones utilizados para enviar ilícitos (Foto: Divulgação/Polícia Penal)

De acordo com a agência, entre os materiais já interceptados pelas forças de segurança estão drogas, celulares e carregadores, todos transportados por aeronaves não tripuladas.

A mudança de estratégia, segundo a Agepen, está relacionada à falta de efetivo nas muralhas das unidades prisionais, o que facilita a atuação dos criminosos.

Para conter esse tipo de ação, presídios do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, como o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho (Presídio de Segurança Máxima), estão passando por processo de instalação de telas sobre os pátios — uma barreira física que impede o sobrevoo dos drones.

Unidades como as Penitenciárias da Gameleira já contam com o telamento e, por isso, não registram esse tipo de ocorrência.

Além das barreiras físicas, há uma atuação conjunta entre a Polícia Penal e a Polícia Militar para interceptar os drones.

Quando uma aeronave é avistada, a PM é acionada e, em diversos casos, consegue localizar os operadores dos equipamentos.

Também são realizadas apreensões diretamente pelos policiais penais, tanto de drones quanto de materiais ilícitos arremessados.

A segurança é reforçada ainda por sistemas de videomonitoramento e vistorias regulares nas celas, como forma de coibir a entrada e circulação de objetos proibidos.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Atriz de “O Auto da Compadecida” se despede de MT e aguarda lançamento

A atriz Virginia Cavendish, conhecida pelo papel como Rosinha em O Auto da Compadecida, finalizou…

Homem morre esmagado por porta de casa em Ribas do Rio Pardo

João Pedro Barbosa, de 24 anos, foi encontrado morto dentro da casa onde morava, em…

Piloto morre após bater em árvore e ‘garupa’ fica ferido em Rondonópolis

Um homem de 56 anos morreu no fim da tarde desta sexta-feira (1º) em um…