veja como assistir chuva de meteoros


A madrugada desta quinta-feira (31) deve ser um verdadeiro show no céu. Duas chuvas de meteoros, Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul, atingem seu pico e devem encantar observadores em todo o Brasil, especialmente em regiões com pouca poluição luminosa, como áreas afastadas de Cuiabá.

Duas chuvas de meteoros, atingem seu pico e devem encantar observadores em todo o Brasil – Foto: Reprodução/American Meteor Society

Para quem deseja aproveitar o fenômeno com mais precisão, a tecnologia se torna uma grande aliada. Diversos aplicativos e plataformas permitem identificar as constelações, calcular o melhor horário de observação e até visualizar a trajetória dos meteoros em realidade aumentada, com base na sua localização.

Os melhores aplicativos para observar chuvas de meteoros

Star Walk 2 (iOS/Android): Um dos mais elogiados, oferece mapas do céu em tempo real com realidade aumentada. Basta apontar o celular para o céu e ele identifica estrelas, planetas e constelações. Possui calendário astronômico e uma versão gratuita robusta.

Sky Tonight (iOS/Android): Ideal para iniciantes, ajuda a responder “o que é aquele ponto brilhante no céu?”. Mostra condições de visibilidade e envia alertas para eventos astronômicos.

Stellarium Mobile Plus (iOS/Android): Experiência mais avançada, com visual de planetário e mais de 1,5 milhão de estrelas catalogadas. Permite buscar e rastrear chuvas de meteoros no céu.

SkyView (iOS/Android): Simples, intuitivo e funcional até mesmo offline. Basta apontar o celular e o app exibe os objetos celestes visíveis.

MeteorActive (iOS): Focado exclusivamente em chuvas de meteoros. Calcula, com base na sua localização, fase da lua e poluição luminosa, quantos meteoros você poderá ver por hora.

Heavens Above (Web/App não oficial): Plataforma gratuita com dados detalhados sobre chuvas de meteoros, satélites e a Estação Espacial Internacional (ISS). Ideal para quem busca informação técnica.

Meteor Showers – American Meteor Society: No site meteorshowers.org, é possível visualizar em tempo real, com realidade aumentada, a atividade das chuvas de meteoros, incluindo as Delta Aquáridas do Sul. Ferramenta leve e interativa, ideal para celular.

Chuvas de Meteoros em Destaque

Chuva de meteoros Alpha Capricornídeos - Foto: Reprodução/American Meteor Society
Chuva de meteoros Alpha Capricornídeos – Foto: Reprodução/American Meteor Society

Alpha Capricornídeos: Conhecida por seus meteoros brilhantes, os chamados “fireballs” (bolas de fogo), essa chuva pode apresentar cerca de 5 meteoros por hora, viajando a aproximadamente 23 km/s. O radiante está na constelação de Capricórnio.

 Chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul - Foto: Reprodução/American Meteor Society
Chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul – Foto: Reprodução/American Meteor Society

Delta Aquáridas do Sul: Mais frequente, pode chegar a 25 meteoros por hora no pico, embora menos brilhantes que os Alpha Capricornídeos. Oriundos da constelação de Aquário, seus meteoros são velozes: cerca de 41 km/s.

Dicas para uma boa observação:

  • Afaste-se das luzes da cidade: Quanto menos poluição luminosa, mais meteoros será possível ver.
  • Adapte sua visão à escuridão: Leva cerca de 30 minutos para os olhos se ajustarem totalmente ao escuro.
  • Relaxe e acomode-se: Uma cadeira reclinável ou esteira no chão pode melhorar muito a experiência.
  • Olhe em todas as direções: Apesar de os meteoros parecerem vir de Capricórnio e Aquário, eles cruzam o céu em várias rotas.

E se o céu estiver nublado?

Mesmo que as nuvens atrapalhem, você pode acompanhar o fenômeno online. Diversos canais especializados fazem transmissões ao vivo:

Mistérios do Espaço e BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) transmitem imagens com comentários de especialistas.

O projeto EXOSS Citizen Science também realiza coberturas técnicas e educativas.

Com os aplicativos certos, um pouco de paciência e o céu a seu favor, até os observadores mais iniciantes podem ter uma noite inesquecível.

  1. Lua do Veado: fenômeno lunar raro pode ser visto na noite desta quinta

  2. MiniCircuito de Astronomia ensina ciência de um jeito diferente em Cuiabá

  3. Ama Astronomia? Observação do céu e oficinas são realizadas pela UFMT



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Jovem é morto a golpes de canivete após briga em rodeio de Colniza

Guilherme Vinícius de Souza Alves de 23 anos foi morto, neste domingo (03), a facadas…

salário, formação e carreira garantida

Se você tem um curso técnico de nível médio e sonha com estabilidade, boa remuneração…

Psicólogo morre atropelado na faixa de pedestres em Campo Grande

O psicólogo Luiz Torchetti Neto, de 35 anos, morreu atropelado por um veículo enquanto atravessava…