Sema leva atendimento sobre CAR a produtores rurais de MT


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) deu início ao projeto “CAR Digital 2.0 em Campo”, nessa quinta-feira (24), uma iniciativa que vai levar atendimento técnico diretamente aos municípios polos do estado.

A proposta é explicar, de forma clara e acessível, as principais funcionalidades da nova versão do sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o CAR Digital 2.0.

Fachada da Sema-MT. (Foto: Reprodução)

A primeira ação está marcada para acontecer em Sinop, no norte de Mato Grosso, entre os dias 18 e 20 de agosto, numa parceria com o Sindicato Rural local. Durante os três dias, produtores e responsáveis técnicos poderão ser atendidos presencialmente, das 8h às 18h, na sede do sindicato.

A versão 2.0 do CAR Digital é resultado de mais de seis anos de desenvolvimento, com o objetivo de tornar mais eficaz a análise dos cadastros.

A ferramenta usa análise automatizada para dar mais agilidade ao processo, mas sem deixar de lado a necessidade de revisão individual em casos específicos. A regulamentação do novo sistema foi oficializada pelo Decreto Estadual nº 1.473/2025.

Segundo a Sema, o novo sistema permite identificar com mais precisão os dados da propriedade rural e acelerar o processo de regularização. No entanto, em situações onde houver divergências com as bases de dados ou documentos que possam interferir na análise, o proprietário pode fazer a retificação normalmente.

Com essa iniciativa, o governo estadual busca facilitar o diálogo com os produtores e tornar o processo de regularização ambiental mais transparente e eficiente.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Idoso é feito refém e amarrado durante roubo dentro de casa em Cáceres

Um idoso de 68 anos foi feito refém e teve mãos e pés amarrados durante…

MPMS exige ações de segurança após mortes no rio Aquidauana

Com os recorrentes casos de afogamento no rio Aquidauana, o MPMS (Ministério Público de Mato…

Suspeita de irregularidade causa suspensão de contratos de Prefeitura e Câmara de Tabaporã

A Justiça de Mato Grosso suspendeu um contrato da Câmara Municipal de Tabaporã, no valor…