Você já notou que cavalos muitas vezes parecem estar dormindo em pé? Esse comportamento, comum entre os equinos, tem uma explicação interessante ligada à evolução, à fisiologia e à segurança desses animais.
Os cavalos se sentem presas em potencial na natureza, por isso, desenvolveram estratégias para descansar sem se colocarem em risco. Uma dessas adaptações é a capacidade de dormir em pé graças a um mecanismo chamado “aparato de permanência”, que permite que eles travem as articulações sem esforço muscular significativo.
Segundo o veterinário Átila Insfran Ocampos, “os cavalos têm um controle sensorial e motor com articulações e ligamentos onde dormem em pé travando o corpo como se fosse um stand by”.
Nesse estado, eles permanecem em sono leve, sempre prontos para despertar rapidamente caso sintam qualquer sinal de ameaça. “É uma característica de afastar de predadores ou fugas”, explica Átila.
Esse sistema permite que o cavalo mantenha-se de pé por longos períodos sem cansar. “Ele trava as articulações dos membros de forma a não gastar energia muscular”, completa o veterinário.

Mas isso não significa que o cavalo nunca se deita. Quando realmente precisa descansar profundamente, especialmente para entrar em sono REM, o cavalo se deita em um local seguro. “Quando finalmente ele deita, está em sono mais profundo e acomodado”, afirma Átila.
Portanto, se você vir cavalos dormindo em pé, saiba que não é falta de conforto, mas sim uma adaptação eficiente da natureza. “Por isso vemos muitos animais descansando em pé”, conclui o especialista.
Os cavalos dormem, em média, 3 horas por dia.
-
Fofômetro! Pôneis e mini cavalos são os queridinhos da feira na Expoagro 2025