Obras do Memorial Marechal Rondon são suspensas em MT


As obras de reforma e ampliação do Memorial Marechal Rondon, em Santo Antônio do Leverger (MT), serão suspensas a partir desta sexta-feira (1º) por falta de pagamento à empresa responsável. A decisão divulgada pela própria Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) nesta quinta-feira (31) começa a valer a partir desta sexta-feira (1°) e ainda não tem data para ser retomada.

A medida foi tomada após a empresa contratada para a execução dos serviços alegar ausência de pagamento da 9ª e 10ª medição como motivo para a interrupção temporária das atividades.

Projeto do Memorial Marechal Rondon (MT) foi criado em 1997 e fazia parte de 10 projetos em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil / Foto: Rafael Manzutti/ Sinfra-MT

Segundo a empresa, a paralisação seguirá até que os recursos sejam desbloqueados, conforme solicitado anteriormente em 23 de junho de 2025. A Sinfra ressaltou que a paralisação é um desejo tanto da contratada quanto do Estado.

O contrato referente à obra é no valor de R$ 4,4 milhões. A obra é parcialmente financiada com recursos da União Federal (repasse) e do Estado de Mato Grosso (contrapartida), conforme o contrato com a Caixa Econômica Federal. No entanto, até o momento, somente a primeira parcela do repasse federal foi efetivamente transferida, o que tem impossibilitado a quitação das medições mais recentes.

A situação atual não é inédita. De acordo com o documento oficial, já houve atrasos nos pagamentos de outras medições anteriores, os quais foram quitados com recursos do Estado, liberado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para posterior ressarcimento da União Federal.

Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, localizado no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger.
Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, localizado no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger/ Foto: GComMT/Junior Silgueiro

Memorial Marechal Rondon

O Memorial Rondon está situado no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger, no Centro-Sul de Mato Grosso. Ele foi construído com o propósito de homenagear o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

A ideia para sua construção surgiu em maio de 1997, quando o então governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira, solicitou ao arquiteto José Afonso Botura Portocarrero uma proposta para um monumento.

Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, o Memorial Rondon, localizado no distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger/ Foto: GComMT/Junior Silgueiro
Ideia para sua construção surgiu em maio de 1997/ Foto: GComMT/Junior Silgueiro

O projeto tinha como inspiração a arquitetura das malocas indígenas e a circularidade das aldeias dos povos Jê, especialmente os Boe Bororo, dos quais Rondon tinha descendência. O objetivo de Portocarrero era que o memorial representasse “a grande obra de Rondon, tudo aquilo que ele construiu em especial a defesa dos povos indígenas e o respeito aos seus territórios”.

O projeto foi criado em 1997 e fazia parte de 10 projetos em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil, além de ter sido idealizado para comemorar os 150 anos de nascimento do marechal Rondon. Seu nome oficial é Complexo Turístico e Histórico de Mimoso, e possui referências à sustentabilidade e à cultura indígena.

  1. Irmão do governador morre em acidente no interior de Goiás

  2. Subea alerta para aumento de ataques com chumbinhos contra gatos

  3. Laudo aponta que mulher morta na UFMT sofreu violência sexual, diz delegado



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Afogamento durante festival cancela shows em Barra do Garças

A Prefeitura de Barra do Garças (MT) cancelou toda a programação do festival de praia…

CCZ inicia campanha na região do Segredo

Moradores da região urbana do Segredo, em Campo Grande, irão receber a campanha de vacinação…

Policiais fazem oração após prender ladrões de agência em Brasnorte

Logo após prenderem os suspeitos de assaltar uma agência bancária em Brasnorte (MT), policiais da…