O mês de agosto chegou e, com ele, a campanha Agosto Lilás, período dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher em todo o país. Em Mato Grosso, a TV Centro América abraçou a causa e, neste mês, a torre ficará lilás, cor símbolo da luta das mulheres por respeito, segurança e dignidade.
A nova iluminação da torre, que já havia brilhado em outras campanhas, agora se dedica a uma causa de extrema importância social, especialmente em um estado que enfrenta índices alarmantes em relação à violência de gênero.
A iluminação da torre da TV Centro América é um destaque visível na paisagem de Cuiabá, como um alerta constante para os diferentes tipos de agressão que afetam as mulheres: física, psicológica, moral, sexual e até patrimonial.
O trabalho técnico para instalar o sistema de luzes foi complexo, que envolveu cinco profissionais para elevar os cabeamentos e os 28 refletores até o topo da torre, que supera 100 metros de altura. Essa estrutura permite que a torre exiba uma paleta completa de cores com efeitos especiais ao longo de 2025, interagindo com diversas campanhas de conscientização.

MT no topo das taxas de feminicídio
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do cenário preocupante da violência contra a mulher em Mato Grosso. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Mato Grosso manteve, em 2024, a maior taxa de feminicídio do Brasil:
- Em 2024, o estado registrou 47 casos de feminicídio;
- Os feminicídios corresponderam a 47% dos homicídios de mulheres no estado em 2024, um percentual maior que os 44,7% registrados em 2023;
- Além disso, o número de vítimas de feminicídio que estavam com medida protetiva ativa caiu drasticamente em 2024, o que pode ter contribuído para o aumento dos casos. Na época, apenas uma das vítimas contava com a proteção em vigência no momento do crime, enquanto em 2023 eram oito — uma redução de 87,5%.”
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher (24h, ligação gratuita e confidencial)
190 – Polícia Militar, em casos de emergência
SOS Mulher MT – Aplicativo com botão do pânico para vítimas com medida protetiva
(Disponível em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis)
Delegacias da Mulher – Atendimento especializado em várias cidades do estado
-
Ex-defensor-geral de MT é condenado a 10 anos por fraude com voos fantasmas
-
Preso integrante de grupo investigado por golpes em aposentados de MT
-
Tatu-canastra: vídeos mostram detalhes impressionantes do gigante