Vacinação contra a gripe em SP termina neste domingo (14)


A campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo, que contempla pessoas acima dos seis meses, termina neste domingo (14). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O imunizante está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, segundo a pasta, é a maneira mais adequada para se prevenir contra os quadros gripais.

O reforço do imunizante deve ser aplicado em pessoas que já se vacinaram no ano passado, visando seguir o esquema vacinal anual, uma vez que o vírus tem a tendência de passar por modificações.

Até o último dia 4 deste mês, a campanha divulgada pela pasta aplicou mais de 9 milhões de doses da vacina, nos 645 municípios paulistas.

A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang, destaca que o objetivo da vacina contra a gripe é reduzir a circulação do vírus e consequentemente, o risco de morte, tendo em vista os casos que evoluem para pneumonia.

Além disso, os casos de problemas respiratórios como a gripe, rinite e sinusite acabam se intensificando nos períodos do inverno devido às baixas temperaturas acompanhadas do clima seco e podem ser mais graves nas crianças e idosos, já que esse público apresenta um sistema imunológico considerado mais frágil.

Entre os sintomas da gripe estão a febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza e distúrbios relacionados ao olfato e ao paladar.

A Secretaria de Saúde informa que para se prevenir da doença é fundamental manter a caderneta vacinal em dia e incluir na rotina hábitos relacionados à higiene.

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Pacientes denunciam falta de insulina em farmácias populares no RJ

Pacientes diabéticos denunciaram falta de insulina nos postos das farmácias populares em diversas localidades do…

Mulher dá salgadinho a macaco, posta nas redes e acaba multada em R$ 4,8 mil

Pode parecer algo inofensivo, mas alimentar animais silvestres é crime previsto em lei Federal e…

Sem voos para a Europa, rota Moscou-Caracas, aviões parados: o “efeito sanção“ nos aeroportos da Rússia

Um imponente Airbus A340 da companhia venezuelana Conviasa, estacionado no pátio do aeroporto de Vnukovo,…