veja 6 lugares para conhecer nas férias


Já compartilhamos aqui no Primeira Página diversas opções e curiosidades de lugares que você precisa conhecer em Mato Grosso. Com um estado tão rico em belezas naturais, selecionamos 10 opções para quem busca lazer, aventura, descanso e contato com a natureza “turistar” nas férias.

Os destinos desta lista fogem do comum e vão te surpreender. (Tem até praia)

Cachoeira Salto Utiariti. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Barra do Garças

A temporada de Praia de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, é um espetáculo à parte com seus shows nacionais. Além de festas que são pontos de encontros para a turma, um das programações preferidas dos turistas são os acampamentos ao longo da margem do rio.

Localizada na divisa entre Mato Grosso e Goiás, a praia da Arara, em Pontal do Araguaia, na região, fica na porta da Amazônia Legal. Além das belezas naturais, ela é uma opção para quem gosta de ficar perto da cidade e ver o majestoso encontro entre os rios Garça e Araguaia.

praia arara
Praia da Gaivota em Luciara. (Foto: Reprodução)

A região conta também com lugares que começaram a ser explorados há pouco tempo mas encantam os visitantes, como o Santuário das Araras, onde há locais para banho com águas claras e o Cânion Parte Alta.

Na trilha até os pontos turísticos, é possível contemplar a paisagem de formações rochosas, imponentes paredões e quedas d’água. 

Discoporto construído para eventual pouso de OVNIs, no Parque da Serra Azul. (Foto: Prefeitura de Barra do Garças)
Discoporto construído para eventual pouso de OVNIs, no Parque da Serra Azul. (Foto: Prefeitura de Barra do Garças)

Além das belezas naturais, a Serra do Roncador, cartão-postal de Barra do Garças, atrai turistas pelos seus mistérios e beleza. No local, o arqueólogo e explorador inglês Percy Fawcett, desapareceu misteriosamente após sair em busca da cidade perdida há quase 100 anos e não foi localizado. (A história inspirou o filme Indiana Jones)

Já no Parque da Serra Azul, há um Discoporto construído para eventual pouso de OVNIs, a Escadaria da Fé, o Mirante de Cristo, uma trilha com 15 cachoeiras, sítios arqueológicos, plantas e animais. O espaço é aberto à visitação gratuita. 

Barra do Garças. (Foto: Secom-MT)
Barra do Garças. (Foto: Secom-MT)

Campo Novo do Parecis

Com águas cristalinas e esverdeadas, o município de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, possui vários balneários próximos da cidade, como por exemplo o Balneário Rio Sacre, território indígena da etnia Paresi Haliti, que além do banho de rio oferece visitação às casas, artesanato, flutuação e camping, por preços acessíveis. Veja como chegar clicando aqui.

IMG 20240203 WA0106
Rio Sacre e a cachoeira Salto da Mulher (Foto: Lidiane Moraes)

Na região também é possível visitar as aldeias Quatro Cachoeiras e Wazare, e conhecer cachoeiras deslumbrantes, como a Salto Utiariti, que tem 98 metros de altura, e a Salto da Mulher. Para os principais passeios, é preciso reservar pelo menos dois dias.

Cachoeira Salto Utiariti. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Cachoeira Salto Utiariti. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Jaciara

De mirante de vidro, cachoeiras a esportes radicais, Jaciara, a 148 km da capital mato-grossense, pode te surpreender.

Com 30 metros de altura e uma vista panorâmica deslumbrante do Rio Tenente Amaral, o Mirante de Vidro foi inaugurado há pouco mais de 6 meses e se tornou um dos principais atrativos turísticos de Jaciara.

Mirante de vidro de Jaciara contou com investimento total de R$ 3,8 milhões. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Mirante de Vidro com vista panorâmica das belezas naturais da região tem entrada gratuita. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

Além do cartão postal, o município conta ainda com 86 cachoeiras catalogadas e é ponto de encontro de quem gosta de praticar esportes radicais.

O Mirante de Vidro com vista panorâmica das belezas naturais da região tem entrada gratuita. O cartão-postal fica na Avenida Coroados, no Centro de Jaciara, e conta com uma estrutura metálica de proteção, academia infantil, academia ao ar livre, banheiro, quiosque e iluminação.

Jaciara atrai praticantes de rafting de todo país. (Foto: Secom/MT)
Jaciara atrai praticantes de rafting de todo país. (Foto: Secom-MT)

Jaciara é um paraíso para os amantes da natureza e das atividades de aventura. Com 86 cachoeiras catalogadas, o município famoso pelas águas termais também é conhecido por suas temporadas de esportes radicais.

A Cachoeira da Fumaça, famosa pela prática do rafting, é um dos pontos turísticos mais procurados da região e atrai os praticantes de todo país. Na região tem ainda a Cachoeira da Mulata, o Vale do Chico e diversos balneários.

Vale do Chico é outra atração da região. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)
Vale do Chico é outra atração da região. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

São Felix do Araguaia

O município de São Felix do Araguaia, a 1159 km de Cuiabá, tem praia! A praia do Morro é uma opção para quem é tradicional e gosta de uma boa infraestrutura, mesmo nos momentos de lazer.

A praia conta com banheiros químicos na alta temporada, shows e restaurantes, tudo para que o visitante possa usufruir com conforto a sua estadia. Com uma areia fina e muita branca, a praia do Morro é frequentada por milhares de pessoas que viajam até São Felix para se banhar, bronzear e pescar.

praia sao felix do araguaia
Praia do Morro em São Felix do Araguaia. (Foto: Reprodução)

Inclusive durante este mês de julho está rolando na cidade a 33ª Temporada de Praia que conta com vários shows. Confira a programação que vai até o dia 21 de julho.

A cidade dá acesso também a fantásticas trilhas dentro da mata amazônica e do cerrado. Visitando a região é possível observar a diversidade de plantas nativas, a beleza das diferentes espécies de aves e outros animais como os jacarés, por exemplo, que vivem livremente nestes locais.

Orla de São Felix do Araguaia. (Foto: Divulgação)
Orla de São Felix do Araguaia. (Foto: Divulgação)

Banhada pelo Rio Araguaia e mais outros três rios, o Tapiré e das Mortes, a região é ótima para os praticantes de pesca esportiva, já que muitos deles são originários das bacias amazônicas, e conhecidos pela força e agressividade. Mas, atenção! antes de pescar, é preciso solicitar uma licença do IBAMA, para pesca amadora. Para mais informações, visite o site da prefeitura do município.

A cidade de São Félix do Araguaia possui ótimas pousadas, preparadas para receber os turistas.

Alta Floresta

Na Amazônia, Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, é rica em biodiversidade e oferece passeios diferenciados que dão a oportunidade de conhecer o bioma e praticar canoagem, pesca esportivas, entre outras atividades.

alta floresta 2
Trilha em Alta Floresta. (Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT)

Com a natureza preservada, a região conta com rios, cachoeiras e trilhas, onde é possível ver diversidade de aves e animais em seu habitat, além de grande variedade de espécies de plantas, aonde é possível ir de barco e trilhas.

Na cidade, os turistas podem conhecer o Museu de História Natural de Alta Floresta; o avião Douglas D-C3, uma recordação da colonização da região; a Lagoa das Capivaras e a figueira gigante.

alta floresta 3
Alta Floresta é rica em biodiversidade e oferece passeios diferenciados. (Foto: Reprodução)

Você sabia que o município abriga a maior árvore da América Latina? a Samaúma, também conhecida como paineira, nasceu há mais de 300 anos na região.

Ao todo, a árvore tem 61 metros de altura, 4 metros de circunferência e 304 metros quadrados de copa. Sua altura é equivalente a um prédio de 20 andares. (Veja vídeo abaixo)

Em 2022, a samaúma foi a vencedora na categoria Colosso Internacional do Concurso Ambiental Colosos de La Tierra, em razão de seu porte imponente e beleza.

Nova Xavantina

Em Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá, o turismo está ganhando força com as descobertas e divulgação de pontos turísticos ideias para lazer em família e dias de descanso.

Banhado pelo Rio das Mortes, a cidade tem inúmeras praias à beira das águas perigosas e traiçoeiras do rio. Muitas pessoas aproveitam para pescar, visualizar as águas até praticar esportes radicais.

A praia do Sol é ponto de encontro para os amantes de tereré que se reúnem para aproveitar a brisa e bater papo a beira do rio.

Praia do Sol em Nova Xavantina. (Foto: Reprodução)
Praia do Sol em Nova Xavantina. (Foto: Reprodução)

No Rancho Ponte de Pedra, localizado no encontro do Córrego Ponte de Pedra com o Rio das Mortes, por exemplo, há belas praias de rio, piscinas naturais, pequenas quedas d’água e passeios de barco.

A Cachoeira da Saudade, um complexo com cinco quedas d’água e poços de águas claras, é ideal para nadar e descansar.

 Cachoeira da Saudade, em Nova Xavantina. (Foto: Secom MT)
Cachoeira da Saudade, em Nova Xavantina. (Foto: Secom MT)





Fonte do Texto

VEJA MAIS

10 dicas para uma compra sem dor de cabeça

O principal evento de descontos e condições especiais em produtos está chegando, a esperada “Black…

Festival Realize, espetáculos e shows marcam fim de semana

Festival com batalha de rimas, break, skate, basquete, muita música, espetáculos e exposições: essas são…

Marina Silva diz à CNN que fracasso na COP29 levaria governança climática ao colapso

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, disse à CNN Brasil que uma possível falta de…