O presidente Joe Biden disse que “todos” devem condenar o tiroteio ocorrido no comício de Donald Trump, que as autoridades dizem que deixou o atirador e um membro da plateia mortos.
“O resultado final é que o comício de Trump deveria ter sido conduzido de forma pacífica, sem qualquer problema. Mas a ideia de que existe violência política ou violência como esta na América é simplesmente inédita, simplesmente não é apropriada”, disse Biden, em uma declaração coletiva em Delaware.
“Todos devem condená-lo. Todo mundo”, o democrata acrescentou.
Ele acrescentou que “todas as agências do governo federal” estão investigando o assunto e fornecendo-lhe relatórios sobre as últimas novidades.
O democrata ainda disse que tem “uma opinião” sobre se o tiroteio no comício do ex-presidente Donald Trump na Pensilvânia foi uma tentativa de assassinato, mas que não tinha fatos suficientes para comentar.
“Não sei o suficiente para – tenho uma opinião, mas não tenho quaisquer fatos”, disse Biden em comentários de Rehoboth Beach, Delaware, na noite deste sábado (13). “Quero ter certeza de que temos todos os fatos antes de fazer algum comentário, mais algum comentário.”, acrescentou.
O promotor distrital também disse que Trump vai ficar bem e foi afastado pelo Serviço Secreto dos EUA. O oficial disse que um segundo espectador está em estado grave.
Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a ele.