Ação possibilita registrar vontade de ser doador de órgãos em Campo Grande

doacaodeorgaos cartorios1


Tem interesse em assegurar a vontade de ser doador de órgãos? Neste sábado (19) será possível fazer isso de maneira fácil, segura e gratuita. Acontece no Shopping Norte Sul Plaza, até as 16 horas, a 2ª edição da Jornada Notarial.

Equipe está no Norte Sul Plaza para registrar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (Foto: Osvaldo Nóbrega)

Durante o evento, os cidadãos poderão realizar a Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos, a AEDO, um documento digital que assegura a vontade da pessoa em ser doadora de órgãos. Não há necessidade de agendamento prévio e o atendimento será realizado por ordem de chegada.

O objetivo da ação, promovida pelo CNB/MS (Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul) em parceria com o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), é conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e estimular a emissão do documento, que facilita o registro da intenção de doação de órgãos.

O principal objetivo é auxiliar na redução da fila de espera por doadores, que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, mais de 600 pessoas aguardam por um órgão na fila.

Segundo o presidente do CNB/MS, Elder Gomes Dutra, o documento é uma garantia da vontade do doador para a família.

“A doação é uma decisão familiar após a morte. Mas em vida o documento pode deixar mais evidente para a vontade pela doação. É um documento que apoia nesse momento difícil de luto”.

Elder Gomes

Ainda de acordo com Elder, já foram emitidos 15 mil certificados no Brasil todo e 200 em Mato Grosso do Sul. “É uma forma de participação dos cartórios nessa importante causa que é a doação de órgão no Brasil”.

doacaodeorgaos cartorios
Equipes durante ação neste sábado (Foto: Osvaldo Nóbrega)

Os interessados em emitir a autorização devem ir a ação com documento de identidade com foto. Lá, terá os dados coletados e só então será emitido o Certificado Digital Notarizado, uma assinatura digital que garante a identificação da pessoa que assinará a doação, e registrará a vontade do solicitante na plataforma digital e-Notariado, que reune todos os serviços digitais brasileiros.

Cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa. Caso deseje incluir outros órgãos na autorização, deve revogar a anterior e emitir uma nova declaração.

A iniciativa, que conta com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça, é também uma oportunidade para a população esclarecer dúvidas práticas sobre testamentos, heranças, divórcios, compra e venda de imóveis, assim como diversos outros serviços realizados em Cartórios de Notas.





Fonte do Texto

VEJA MAIS

Cadastro de rebanhos em MS deve ser atualizado em breve; saiba a data

Obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua…

Pedido de prisão de Netanyahu deve ser “ponto de virada“, dizem agências

Diversas agências humanitárias alertaram que a comunidade internacional deve apoiar a decisão do Tribunal Penal…

Câmeras de ônibus flagram dois suspeitos pela execução de delator em Guarulhos

Dois homens, apontados pela polícia como os executores do empresário Antonio Vinicius Gritzbach, delator assassinado…