A primeira prefeita eleita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), tomou posse para o mandato de 2025-2028 à frente da capital sul-mato-grossense, em solenidade, nesta quarta-feira (1º). Durante discurso, a prefeita reiterou uma das promessas de campanha: finalizar todas as obras paradas. Em entrevista, Adriane citou a conclusão das obras do Centro de Belas Artes, que se estendem há mais de 30 anos.
“Queremos realizar obras de pavimentação e drenagem, dando um ponto final em todas as obras paradas, o que foi uma proposta que fizemos durante a campanha. Vamos iniciar 2025 com a obra do Belas Artes. Daremos a ordem de serviço para a obra [Belas Artes] que já tem 33 anos”.
Adriane Lopes (PP), prefeita de Campo Grande.
Os 29 vereadores eleitos em outubro também foram empossados nesta quarta (1°) para o mandato que termina apenas em 31 de dezembro de 2028. Veja mais abaixo a lista de todos os eleitos em Campo Grande.
A posse marca o processo disputado que Adriane Lopes passou ao longo das eleições de 2024. A prefeita garantiu 222.699 votos (51,45%) no 2º turno.
A fala de Adriane durante a solenidade foi marcada pela força das mulheres. A prefeita resgatou promessas feitas durante a campanha e agradeceu inúmeras figuras que foram cruciais para a vitória, como a senadora Tereza Cristina.
Entrega de obras e terminais reformados
Além de garantir em fala mais uma vez a promessa de entregar todas as obras paradas de Campo Grande, Adriane Lopes afirmou que iniciará 2025 com reformas em todos os terminais públicos da capital. A prefeita disse que as remodelações serão “entregues para a cidade no primeiro mês”.
Adriane Lopes assumiu o palanque ao lado da vice-prefeita e enfatizou no discurso o marco de ter duas mulheres à frente da prefeitura de Campo Grande pela primeira vez. Com a voz embargada e os olhos marejados, a prefeita agradeceu a Deus, aos amigos e à família durante a fala.
“Hoje iniciamos um novo ciclo: um ciclo de coragem, ética e transparência. Reconhecemos que os desafios à frente são grandes, mas a minha fé de que juntos podemos construir uma Campo Grande que será motivo de orgulho para todos nós é ainda maior. Queremos intensificar o diálogo com a população nos próximos anos, aproximando a gestão pública das realidades de cada bairro e região da nossa cidade. Não basta ouvir, é preciso agir com planejamento e eficiência para atender aos anseios dos campo-grandenses”.
Adriane Lopes, prefeita de Campo Grande.
Solenidade
O evento lotou o auditório do Rubens Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo ao longo da tarde e início da noite desta quarta. A solenidade começou com os hinos nacional e o de Campo Grande. Logo após, os vereadores Carlão (PSB) e Delei Pinheiro (PP) iniciaram a entrega dos diplomas aos 29 vereadores eleitos.
Como símbolo para homologação da chapa, a vice-prefeita Doutora Camila entregou o diploma de quitação, que atesta que a chapa cumpriu todas as obrigações eleitorais.
Representando a bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado Luiz Ovando (PP) parabenizou a chapa empossada, lembrou da trajetória política da prefeita e citou a importância do partido, encabeçado pela senadora Tereza Cristina, na eleição de Adriane Lopes.
“Recentemente, nós tivemos dificuldades de levar à frente o propósito da eleição da prefeita Adriane Lopes. Adriane, pelo seu valor, pelo seu desempenho, pela ajuda do partido e principalmente da senadora Teresa Cristina, conseguiu finalizar a tendência existente. Hoje nós estamos aqui, eu fiz esse ato simbólico, porque isso simboliza a vitória, simboliza conquista, simboliza determinação”.
Luiz Ovando, deputado federal.
Os vereadores eleitos em Campo Grande:
- Marquinhos Trad (PDT): 8.567 votos;
- Rafael Tavares (PL): 8.128 votos;
- Carlão Comunitário Mesmo (PSB): 6.912 votos;
- Silvio Pitu (PSDB): 6.409 votos;
- Veterinário Francisco (União Brasil): 6.371 votos;
- Fabio Rocha (União Brasil): 6.314 votos;
- Professor Riverton (PP): 6.271 votos;
- Junior Coringa (MDB): 6.131 votos;
- Dr. Victor Rocha (PSDB): 5.355 votos;
- Professor Juari (PSDB): 5.050 votos;
- Flavio Cabo Almi (PSDB): 5.003 votos;
- Luiza Ribeiro (PT): 4.982 votos;
- André Salineiro Agente Federal (PL): 4.782 votos;
- Papy (PSDB): 4.641 votos;
- Ana Portela (PL): 4.577 votos;
- Neto Santos (Republicanos): 4.576 votos;
- Maicon Nogueira (PP): 4.236 votos;
- Delei Pinheiro (PP): 4.179 votos;
- Wilson Lands (Avante): 4.148 votos;
- Herculano Borges (Republicanos): 4.119 votos;
- Beto Avelar (PP): 4.063 votos;
- Dr. Jamal (MDB): 4.030 votos;
- Landmark (PT): 4.022 votos;
- Clodoilson Pires (Podemos): 3.859 votos;
- Jean Ferreira (PT): 3.768 votos;
- Dr. Lívio (União Brasil): 3.636 votos;
- Ronilço Guerreiro (Podemos): 3.244 votos;
- Leinha (Avante): 3.167 votos;
- Otávio Trad (PSD): 2.426 votos.