Agricultor é condenado a 16 anos pelo assassinato do ativista Zé Maria do Tomé

CNN Brasil


O agricultor Francisco Marcos Lima Barros foi condenado a 16 anos de prisão pelo assassinato do líder comunitário e ambientalista Zé Maria do Tomé. O julgamento aconteceu nesta quarta-feira (9), no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, após um júri popular que durou 11 horas.

O Conselho de Sentença, composto por sete jurados, reconheceu que Francisco Marcos colaborou diretamente com o executor do crime, ajudando a planejar a emboscada que resultou na morte de Zé Maria com 25 disparos de arma de fogo.

O crime, ocorrido em 21 de abril de 2010, na região de Limoeiro do Norte, foi motivado pela oposição de Zé Maria à pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi, prática que ele denunciava por acreditar que prejudicaria a saúde da população local.

O assassinato gerou grande repercussão na época, o que levou o processo a ser transferido para Fortaleza.

Francisco Marcos foi condenado por homicídio qualificado, devido ao motivo torpe, ao meio cruel e ao recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo a acusação do Ministério Público do Estado do Ceará, ele forneceu informações detalhadas sobre a rotina de Zé Maria ao executor do crime, Westilly Hitler, que foi morto durante as investigações. Movimentos sociais que acompanham o caso há 14 anos estiveram presentes no julgamento.

Zé registrava imagens de aviões, tirava fotos e coletava documentos e estudos sobre os riscos associados à pulverização aérea de agrotóxicos. A atuação do ativista ambiental resultou na aprovação, em 2018, da Lei Estadual 16.820/19, que proíbe a prática em todo o território cearense.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Chuvas e mar agitado em Cuba com a chegada do furacão Oscar

O furacão Oscar atingiu Cuba no domingo (20), trazendo ventos fortes, uma poderosa ressaca e…

Imagens de milicianos armados com fuzis são analisadas pela polícia do Rio de Janeiro

O setor de inteligência da Polícia Militar do Rio de Janeiro analisa imagens de câmeras…

Número de mortos em ataques de Israel no Líbano passa de 1.800, diz Ministério da Saúde

Os ataques aéreos israelenses no Líbano mataram pelo menos 16 pessoas e feriram 59 no…