A água voltou a correr no trecho do Rio da Prata que havia secado completamente em junho deste ano, em meio à seca histórica que atingiu Mato Grosso do Sul. Vídeo produzido pelo Instituto Guarda Mirim Ambiental de Jardim, próximo à Ponte do Curé, na rodovia MS-178, mostra a água fluindo lentamente no leito do rio, que havia estado seco por quase cinco meses. Assista abaixo.
O renascimento do Rio da Prata é reflexo das chuvas registradas em Jardim e no município vizinho, Bonito. Se as precipitações persistirem, a situação tende a melhorar nos próximos dias. Nesta quinta-feira (7), a previsão é céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Jardim.
Confira outro registro das quedas renascendo no Rio da Prata.
-
Expedição vai tentar desvendar motivo da seca no rio da Prata em MS
Riqueza de MS
Com mais de 90 km de extensão, o Rio da Prata é um dos mais importantes do estado, principalmente pelo apelo turístico. As águas cristalinas atraem milhares de visitantes por ano, especialmente para passeios de flutuação.
Na ocasião, a seca extrema do rio chegou a motivar uma expedição na região para tentar identificar o motivo de mais de 20 quilômetros do Rio da Prata, nas regiões de Jardim e Bonito, terem secado completamente.
A apuração, solicitada pela 1ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Jardim, tentou identificar se a situação era um reflexo apenas do longo período de estiagem, relacionado também a um sumidouro natural, ou se houve alguma intervenção humana ilegal na área por onde corre o rio, que é de preservação ambiental e protegida por lei federal.
Participaram do trabalho especialistas ambientais do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), IGMA (Instituto Guarda Mirim Ambiental) de Jardim e pesquisadores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).