Diagnosticada com Estenose Mitral (doença que impede a passagem do sangue dos pulmões), Luiza Amigo Costa, de 11 anos, precisou sair de Primavera do Leste, a 249 km de Cuiabá, e ir para São José do Rio Preto (SP), em busca de um tratamento cardíaco que pode salvar a vida dela.
A criança já está internada no hospital e a cirurgia está marcada para o dia 11 de novembro. Devido a uma gripe, Luiza encontra-se recebendo medicação e realizando exames. Segundo a mãe dela, Priscilla Amigo, o estágio da doença é grave e impossibilita Luiza de realizar atividades físicas, como correr ou brincar de pular corda por exemplo, causando cansaço rápido e falta de ar.
Desde julho, a família corre atrás do procedimento para a filha, mas só em agosto a Justiça concedeu tutela antecipada. A cirurgia foi avaliada em torno de R$ 206 mil, com 50% dos gastos cobertos pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Primavera. Entretanto, despesas como medicação, transporte, comida, hospedagem e demais gastos não são incluídos.
Priscilla pensou em pedir uma colaboração coletiva para quem se sentir motivado para ajudar e, por isso, criou vaquinha online. Todas as doações serão usadas para custear a estadia, alimentação e transporte da família enquanto a criança se recupera.
Como foi diagnosticado a doença
Priscilla conta que ao levá-la no médico clínico por sintoma de gripe em agosto do ano passado, foi reconhecido um sopro no coração e a orientação foi buscar um cardiologista.
O processo depois foi ir ao pediatra pegar encaminhamento para o especialista, com a realização do ecocardiograma e mais exames, foi identificada a Estenose Mitral.
Conforme Priscilla, o período que ficarão em SP é de 30 dias, mas nada é confirmado.
-
Eleito prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini afirma que diálogos e saúde serão prioridades
-
Sabor e saúde: 4 sobremesas veganas que você precisa experimentar