Alerta de chuvas intensas e ventos fortes: veja previsão para o fim de semana


Uma série de sistemas meteorológicos atua em conjunto sobre o Brasil, provocando chuvas intensas e volumosas no país. Segundo a Climatempo, a passagem de uma frente fria nesta sexta-feira (11), agrava a situação, com acumulados que podem ultrapassar 120 milímetros em algumas regiões.

O Brasil deve enfrentar um período de fortes chuvas e ventos nos próximos dias, com acumulados significativos em diversos municípios do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

A combinação de uma baixa pressão no Paraguai e a passagem de frentes frias devem intensificar a instabilidade atmosférica, causam transtornos em diversas regiões. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo, válido até este sábado (12), sobre tempestades em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

Além das chuvas intensas, os ventos também são uma preocupação até o próximo domingo (13). A diferença entre a massa de ar fria no oceano e a massa de ar quente na parte central do Brasil gera rajadas que podem chegar a 90 km/h no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Outras regiões Rio Grande do Sul, além de todo o estado do Paraná, devem enfrentar ventos de até 70 km/h, aumentando o risco de quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

No Rio Grande do Sul, cidades como Erechim, Lagoa Bonita do Sul e São Borja já registram acumulados significativos, com previsão de aumento nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu alertas para as regiões Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte do estado. No Paraná, o estado também sofre com as fortes chuvas, com acumulados que podem chegar a 120 milímetros na faixa sul e até mais no extremo oeste.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Manaus amplia vacinação contra gripe nesta segunda (25)

A Prefeitura de Manaus ampliará a vacinação contra gripe a partir desta segunda-feira (25) para…

Líderes da América Latina parabenizam Orsi pela vitória no Uruguai

Yamandú Orsi foi eleito presidente do Uruguai, no domingo (24) após vitória no segundo turno…

STF manda cidade de SP diminuir preços dos serviços funerários

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste domingo (24) que a…