Aliado de Erdogan propõe emenda para presidente turco concorrer novamente em 2028


O principal aliado político do líder turco Tayyip Erdogan disse nesta terça-feira (5) que uma emenda constitucional deve ser considerada para permitir que o presidente concorra novamente nas eleições marcadas para 2028.

Após sua reeleição no ano passado, Erdogan está cumprindo seu último mandato como presidente, a menos que o parlamento convoque uma eleição antecipada, de acordo com a constituição.

Ele governa a Turquia há mais de 21 anos, primeiro como primeiro-ministro e depois como presidente.

“Não seria uma escolha natural e correta ter nosso presidente eleito mais uma vez se o terror for erradicado, e se um duro golpe for dado à inflação e a Turquia garantir estabilidade política e econômica”, disse Devlet Bahceli, líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP), que é aliado ao Partido AKP (AKP) de Erdogan.

Uma emenda constitucional para garantir a capacidade de Erdogan de concorrer novamente nas eleições presidenciais deve ser considerada, disse ele em um discurso parlamentar aos legisladores do MHP.

Bahceli, um nacionalista convicto, abalou a política turca no mês passado ao sugerir que o líder preso do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) poderia ter permissão para falar no parlamento se anunciasse o fim da insurgência do grupo.

Alguns analistas disseram que a sugestão chocante pode ser motivada por um desejo do AKP-MHP de ganhar o apoio do Partido DEM pró-curdo, o terceiro maior do parlamento, para uma mudança constitucional que poderia impulsionar as perspectivas de Erdogan nas eleições de 2028.

Uma mudança constitucional pode ser submetida a um referendo se 360 ​​legisladores no parlamento de 600 assentos a apoiarem. Uma eleição antecipada também precisa do apoio de 360 ​​parlamentares.

O AKP e seus aliados têm 321 assentos, enquanto o DEM tem 57.

Eleições nos EUA 2024: tudo o que você precisa saber



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Fuga e caos: motorista alcoolizado mobiliza dezenas de viaturas em perseguição por SP

Um homem de 48 anos foi preso na manhã deste domingo (24) após protagonizar uma…

Jovem “faz besteira”, foge para chácara, mas é preso por matar rival em MS

Cláudio Lourenço Almeida Siqueira, de 31 anos, foi assassinado a tiros e outro rapaz foi…

Vídeo: veja momento em que prédio israelense é atingido por foguetes lançados do Líbano

Imagens capturaram o momento em que um prédio no norte de Israel foi atingido diretamente,…