Quem gosta dos fenômenos astronômicos poderá observar o alinhamento dos planetas do Sistema Solar até o fim de fevereiro. A observação é possível devido à conjunção celeste. Saiba mais sobre o fenômeno abaixo.
-
Fotógrafo peregrina e faz registro raro de cometa brilhante em Dourados
Conhecida popularmente como “alinhamento”, a conjunção celeste é uma ilusão de óptica que ocorre quando dois ou mais corpos celestes parecem próximos no céu, mesmo que estejam separados por milhões de quilômetros no espaço.
Ou seja, o alinhamento não é nada mais que uma ilusão óptica, e os planetas não ficarão enfileirados em linha reta enquanto orbitam o Sol, somente aparecerão brilhando no céu ao mesmo tempo.
Como observar?
Para aproveitar o fenômeno em seu ápice, o melhor horário é sempre após o pôr do Sol. Vênus é o ponto mais brilhante próximo ao horizonte na direção oeste. Saturno também aparece próximo a ele, nesta direção, mas com menos brilho.
Nesta última semana do mês será o melhor momento para tentar avistar os planetas, mas é necessário estar em local de boa visibilidade, com o horizonte livre na direção oeste.
Na próxima sexta-feira (28), todos os planetas estarão presentes no céu, mas a observação será mais desafiadora, devido às condições climáticas.