Amazonas instala purificadores de água para ribeirinhos em meio a risco de seca

CNN Brasil


Para enfrentar a estiagem que afeta a qualidade da água nos rios da região, o governo do Amazonas instalou purificadores de água potável em cinco comunidades nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Novo Aripuanã e Manicoré.

A ação, que faz parte da Operação Estiagem 2024, foi realizada pela Defesa Civil e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), entre os dias 10 e 19 de setembro, garantindo acesso à água potável para famílias ribeirinhas e prevenindo doenças.

O governador Wilson Lima lançou a operação em 5 de julho, destacando a importância de fornecer assistência humanitária durante os períodos críticos de seca.

As comunidades beneficiadas, incluindo Santa Rosa, Delícia, Santa Maria, Urucury e Pandegal, receberam equipamentos capazes de purificar até 5 mil litros de água por dia, removendo bactérias e sedimentos.

O secretário da Defesa Civil, coronel Máximo, ressaltou a importância dessa iniciativa para a saúde das populações em áreas remotas.

As estruturas instaladas possuem suporte para caixa d’água, torneiras e sistema de limpeza, com durabilidade de oito a 14 anos.

Além disso, os moradores receberam capacitação para manter e operar os purificadores, assegurando o acesso contínuo à água de qualidade.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Jovem “faz besteira”, foge para chácara, mas é preso por matar rival em MS

Cláudio Lourenço Almeida Siqueira, de 31 anos, foi assassinado a tiros e outro rapaz foi…

Vídeo: veja momento em que prédio israelense é atingido por foguetes lançados do Líbano

Imagens capturaram o momento em que um prédio no norte de Israel foi atingido diretamente,…

Vídeo mostra casal que furtou R$ 1,5 milhão do Banco do Brasil saindo de agência

Imagens das câmeras de segurança de uma agência do Banco do Brasil registraram o casal…