O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo e à liderança do Partido Liberal após nove anos no poder.
Segundo o analista sênior de Internacional da CNN Américo Martins, o posicionamento de Trudeau em relação a Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, foi um fator relevante para sua decisão.
Américo explicou que a possibilidade de renúncia de Trudeau ganhou força desde a eleição de Trump.
Além dos fatores internos, como questões de imigração, alta da inflação e escassez de moradias no Canadá, a relação entre Canadá e Estados Unidos tornou-se um ponto crítico.
Ameaça de tarifas e reação controversa
A ameaça de Trump de impor uma tarifa de 25% sobre produtos canadenses causou grande preocupação.
A reação do primeiro-ministro foi vista como controversa e contribuiu para uma queda ainda maior em sua popularidade.
“A forma como o Justin Trudeau reagiu é que causou ainda mais desconfiança e ainda mais críticas a ele dentro do seu próprio partido, o Partido Liberal”.
O analista explicou que Trudeau foi criticado por não ter reagido duramente às ameaças de Trump e por ter ido “praticamente com o pires na mão” pedir uma conversa com o ex-presidente americano.
Impacto em outros países
Quanto ao impacto das medidas defendidas por Trump em outros países, Américo avalia que o efeito pode variar.
Ele menciona que em países como a China, o impacto político seria menor.
No entanto, países como o México poderiam enfrentar maior pressão, dada sua dependência econômica dos Estados Unidos e as questões de imigração e segurança na fronteira.