ANA declara escassez de água e situação crítica no Rio Xingu


A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação de escassez hídrica até 30 de novembro no rio Xingu, onde fica a hidrelétrica Belo Monte, e no seu afluente federal, o rio Iriri. A decisão foi tomada pela diretoria da agência em reunião realizada nesta segunda-feira, 30.

Em comunicado, a ANA informou que os cenários hidrometeorológicos para este ano indicam a possibilidade de serem atingidos níveis ainda mais críticos em outubro e novembro. O órgão regulador destacou, ainda, que a decisão foi aprovada “com o objetivo de aumentar a segurança hídrica da região e mitigar os impactos dos baixos níveis dos rios sobre os usos da água”.

Essa é a quarta vez que a agência emite declaração de escassez hídrica neste ano. Em meio à falta de chuvas, já houve a adoção de medida semelhante para os rios Paraguai, rio Madeira, Purus e seus afluentes, rio Acre e rio Laco, e no trecho baixo do rio Tapajós.

As declarações de escassez hídrica foram utilizadas pela primeira vez em 2021, em meio à crise hídrica, na Região Hidrográfica do Paraná.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Sebrae anuncia vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Nesta quinta-feira (10), o Sebrae/MS revelou as vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher…

Rússia responderá agressão da Otan com qualquer meio que dispuser, diz Lavrov

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que a Rússia usará todos os…

Governo amplia Farmácia Popular em meio a denúncias de fraudes no programa

Após duas décadas desde a criação do programa Farmácia Popular, e no contexto da recente…