Análise: Eleitorado judaico nos EUA não necessariamente apoia Netanyahu


O eleitorado judaico da Pensilvânia pode desempenhar um papel crucial nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, conforme avaliou a analista de Internacional Fernanda Magnotta durante o CNN 360° desta quarta-feira (23). No entanto, a situação é mais complexa do que pode parecer à primeira vista.

Magnotta ressalta que a identificação como judeu não implica necessariamente em apoio ao governo de Benjamin Netanyahu ou às políticas de Israel.

“Nem tudo é óbvio. A comunidade judaica não necessariamente é uma comunidade que vai apoiar Israel a todo custo, apoiar quem apoia Israel a todo custo”, diz.

Heterogeneidade da comunidade judaica

A especialista destaca a diversidade de opiniões dentro da comunidade judaica, inclusive na Pensilvânia. Muitos membros dessa comunidade têm se engajado em críticas às ações de Israel sob a liderança de Netanyahu, bem como ao apoio dos Estados Unidos a essas políticas.

Este cenário torna a disputa eleitoral na Pensilvânia ainda mais imprevisível. O estado, que na última eleição votou predominantemente no Partido Democrata por uma margem mínima de 0,2%, continua sendo um território altamente disputado.

Complexidade política da Pensilvânia

Magnotta aponta para a complexidade política do estado: “A gente está falando de um estado que na última eleição votou predominantemente democrata numa diferença pequeníssima”.

Ela lembra que, embora o governador atual seja democrata, a disputa por uma vaga no Senado está acirrada, com o candidato republicano ameaçando a reeleição do senador democrata.

A analista destaca ainda a divisão geográfica do voto no estado: “O recorte demográfico mais importante na Pensilvânia é entre cidades e o interior”.

As áreas urbanas, como Pittsburgh e Filadélfia, tendem a votar nos democratas, enquanto o restante do estado é predominantemente republicano.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Eleitores vão às urnas no Uruguai neste domingo (24) em disputa acirrada

Os uruguaios vão às urnas neste domingo (24) para o segundo turno das eleições presidenciais…

Em ação judicial, prefeitura de SP culpa idosa de 91 anos que morreu atropelada

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), culpou Dolores…

“Trump não tem uma estratégia para acabar com as guerras”, diz especialista ao WW Especial

O especialista em Relações Internacionais, Sidney Leite, afirmou que o presidente eleito dos Estados Unidos,…