Análise: Neste momento, a China é o adulto na sala


A China está emergindo como o “adulto na sala” no cenário geopolítico atual, especialmente em seu conflito comercial com os Estados Unidos, avaliou o analista de internacional Lourival Sant’Anna durante o WW desta terça-feira (4).

Sant’Anna argumenta que, embora seja difícil apontar um vencedor claro na disputa comercial entre as duas potências, a China está se beneficiando em termos de percepção global e confiabilidade como parceira.

Mudança na percepção global

O analista destaca que países como Japão, Coreia do Sul, Austrália e nações europeias estão reavaliando suas relações com os Estados Unidos. “Eles sentem que não podem mais contar com os Estados Unidos”, afirma Sant’Anna, ressaltando que isso tem levado a um estreitamento de laços entre países que tradicionalmente tinham relações complexas, como Japão e Coreia do Sul.

A China, por sua vez, tem se apresentado um parceiro mais confiável e responsável em questões globais, incluindo a transição energética e as relações com a Rússia.

Sant’Anna diz que “a China como fornecedora dos equipamentos de energia eólica e solar, aquele país que, de uma certa forma, possibilita em termos econômicos a continuidade da transição energética, enquanto que os Estados Unidos viram um obstáculo em relação a isso”.

Impacto nas relações internacionais

Esta mudança de percepção tem implicações significativas para as relações internacionais. Sant’Anna sugere que o mundo está reconsiderando “com quem ele pode contar e certamente não é com os Estados Unidos”. A postura mais madura e responsável da China em questões globais está reforçando sua posição como uma liderança mundial confiável.

A análise de Sant’Anna indica uma mudança significativa no equilíbrio de poder global, com a China assumindo um papel cada vez mais proeminente e os Estados Unidos enfrentando desafios à sua liderança tradicional. Esta dinâmica promete remodelar as alianças e parcerias internacionais nos próximos anos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

MP pede que hospital pague indenização de R$ 400 mil após troca de bebês

O Ministério Público de Alagoas ajuizou na segunda-feira (3) uma Ação Civil Pública contra o…

Passo a passo de como se candidatar à seleção de merendeiro

A Prefeitura de Campo Grande abriu processo seletivo com 300 vagas para merendeiro. Os profissionais…

Tomada de Gaza pelos EUA viola direito internacional, diz Mahmoud Abbas

A Autoridade Palestina declarou que não permitiria que os direitos dos moradores de Gaza “fossem…