Análise: Possível ataque de Israel ao Irã pode definir a trajetória do conflito

CNN Brasil


O cenário geopolítico no Oriente Médio pode estar prestes a sofrer uma reviravolta significativa. Após um ataque com drone direcionado à residência do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, especialistas apontam para a possibilidade de uma retaliação de Israel contra o Irã, o que poderia redefinir o curso do conflito na região.

Segundo avaliou o analista de Internacional Lourival Sant’Anna durante o Agora CNN deste domingo (20), a expectativa agora se concentra na provável resposta israelense.

“A próxima expectativa na região agora é com relação ao possível ataque que Israel fará contra o Irã, esse será o próximo passo que determinará a trajetória desse conflito”, afirma Sant’Anna.

O especialista destaca que um ataque israelense ao Irã representaria a abertura de uma terceira frente de conflito para Israel, que já enfrenta tensões com o Hamas na Faixa de Gaza e com o Hezbollah no Líbano.

Essa escalada vem se desenhando ao longo dos últimos meses, com ações como o bombardeio ao consulado iraniano em Damasco no início de abril, que provocou uma resposta iraniana com lançamento de foguetes e drones contra Israel.

Pressão internacional e cálculos estratégicos

Apesar da expectativa de uma ação iminente, Israel parece estar calculando cuidadosamente seu próximo movimento. Sant’Anna aponta que o governo israelense está sob pressão dos Estados Unidos para evitar ações que possam desencadear uma guerra direta com o Irã.

O analista também ressalta o papel das dinâmicas políticas internas de Israel na condução do conflito.

“Netanyahu tem criado as condições para levar adiante esse conflito, para não ter uma solução com o Hamas”, observa, explicando que o primeiro-ministro israelense depende do apoio de ministros que se opõem a qualquer negociação com o grupo palestino.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Criminosos amordaçam funcionários de agência de turismo durante assalto em Niterói (RJ)

Durante um assalto a uma agência de turismo, na tarde do último sábado (19) em…

Análise: por que ninguém sabe quem vai vencer a eleição de 2024 nos EUA?

Faltando quase duas semanas para o dia da eleição nos EUA, sinto-me mais incerto sobre…

MP pede investigação sobre bebê que apresentou sinais vitais no próprio velório em Santa Catarina

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu para que delegada de plantão e a…