Análise: Saga política sul-coreana pode durar meses se impeachment for adiante

CNN Brasil


Repercussões sobre o decreto de lei marcial de curta duração do presidente Yoon Suk Yeol podem levar a Coreia do Sul a meses de turbulência política, afirmou Kenneth Choi, editor internacional do jornal The Chosun Ilbo, à CNN.

Seis partidos da oposição fizeram pedidos para destituir Yoon, o processo que pode durar até três meses.

“Se o presidente for acusado, o processo irá para o tribunal constitucional. Mas agora não temos membros suficientes no parlamento, o que fará com que juízes sejam nomeados. Isso levará algum tempo”, analisou Choi.

O decreto de lei marcial de Yoon não foi apoiado pela população, pelos militares ou pela polícia, apontou o editor, e “não há basicamente nada para ele ganhar”, levantando questões quanto à sua motivação para fazê-lo.

Segundo Choi, as seis horas de drama político noturno podem assustar muitos investidores estrangeiros na Coreia do Sul, que já enfrenta uma perspectiva econômica incerta.

O país é o lar de exportações culturais globais que vão da popular série da Netflix, Squid Game, a artistas de K-pop no topo das paradas, o que aumentou seu poder internacionalmente.

Para o analista, “é uma pena” que seja arrastado para um redemoinho político.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Balneário Camboriú tem praias cheias mesmo com alerta para temporais

Em estado de emergência para fortes chuvas, Balneário do Camboriú (SC) voltou a ter praias…

Vigilância Sanitária libera retomada da comercialização da água Kanindé

Após inspeções técnicas e análises laboratoriais, a Vigilância Sanitária Estadual autorizou a retomada da comercialização…

Civil é ferido em ataque com faca em Israel, diz polícia

Um civil ficou ferido em um ataque de faca em Tel Aviv, Israel, neste sábado…