A tentativa de ataque contra o ex-presidente Donald Trump em um campo de golfe não deve alterar significativamente as intenções de voto do eleitorado americano, segundo avaliação da analista de relações internacionais da CNN Fernanda Magnotta.
Magnotta afirmou que “do ponto de vista eleitoral, em relação ao pleito, a cada minuto que passa, a sensação que tenho é de que aquela nossa previsão de ontem, de que isso seria rapidamente acomodado e jogado para segundo plano, parece se concretizar”.
O incidente, que ocorreu há pouco mais de 48 horas, envolveu um homem armado no campo de golfe onde Trump estava presente.
Diferentemente do caso anterior na Pensilvânia, onde houve disparos que quase atingiram o ex-presidente, desta vez o suspeito não chegou a efetuar tiros.
Impactos colaterais do incidente
Apesar de não prever mudanças significativas no cenário eleitoral, Magnotta destacou que o caso levanta questões importantes sobre segurança nos Estados Unidos. A analista apontou três principais pontos de discussão:
1. A necessidade de atualização tecnológica do serviço secreto, tanto no uso de dados de inteligência quanto nos sistemas de vigilância;
2. A revisão e atualização dos protocolos de segurança, incluindo rotas de fuga e áreas descampadas;
3. A importância de uma maior coordenação entre agências para criar planos de ação conjunta.
Preocupação com a violência política
Além das questões de segurança, Magnotta ressaltou que o incidente reacende o debate sobre a violência política no país.
“A gente está a cada dia mais próximo de um cenário tão polarizado que pode culminar efetivamente em violência física, que ameaça a vida e que só, portanto, poderia piorar uma situação que já não é boa’, alertou a analista.