A seca e os incêndios que atingem o Pantanal afeta de forma direta os animais. Equipes tentam conter o aumento de áreas queimadas e o cenário é preocupante. Nesta sexta-feira (16) Muitos animais foram encontrados mortos como duas Antas, um Veado Campeiro e diversos Jacarés, Serpentes, Sapos, entre outros repteis e anfíbios. Os animais machucados foram levados para tratamento.
O ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) Realiza o monitoramento dos impactos dos incêndios sobre a fauna silvestre e comanda operação para o atendimento juntamente com servidores do Ibama e o GRAD (Grupo de Resposta a Animais em Desastres).
Em uma das ocorrências houve um resgate aéreo de um Cervo do Pantanal filhote e uma Anta adulta com as quatro patas queimadas. Estes resgates foram realizados com helicópteros do exército e os animais destinados a um centro especializado.
Segundo o Instituto o fogo que atinge o Parque Nacional está controlado, com brigadistas realizando vigilância. Na região de Porto Conceição em Cáceres, o incêndio também está controlado, com poucos focos ativos isolados, porém sem perspectiva de propagação. Em Barão de Melgaço, houve combate ao incêndio que atinge a RPPN Sesc Pantanal e a Terra Indígena Perigara.
O comandante da fauna do Icmbio Érico Kauno, conta que os dados apresentam uma das piores secas do Pantanal, e que o MapBiomas mostra que a quantidade de água tem diminuído ano após anos. Apesar da seca ainda pode ser encontrados vários pontos com água.
O comandante Érico explica que no Porto Jofre havia incêndio em uma fazenda do lado do Parque Nacional do Pantanal que está controlado. Com o monitoramento de fauna, Érico informou que não foram encontrados muitos animais afetados, entretanto, havia cinco jacarés, algumas cobras e sapos. Na região nenhum mamífero foi encontrado afetado até o momento.
-
Mato Grosso apresenta queda na taxa de desemprego
-
Arena de Educação oferece 150 vagas para estudantes: veja como se inscrever
-
Seca força 4 cidades de MT a decretarem emergência
-
IFMS tem mais de mil vagas abertas para cursos técnicos