O Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, recebeu neste sábado (28) o Antonov AN-124, o maior avião de cargas do mundo.
O cargueiro trouxe ao Brasil equipamentos para a operação da indústria de petróleo e gás fluminense. A última vez que uma aeronave desse porte pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, foi em dezembro de 2020.
Um vídeo publicado pelo canal de aviação, Aviation TV, registrou o momento do pouco do Antonov.
O avião saiu de Hong Kong na quinta-feira (26), voou até Mombaça, no Quênia, para reabastecimento, e decolou para o Brasil. O Antonov AN-124 deve ficar no país até este domingo (29), quando parte para Houston, nos Estados Unidos.
A aeronave foi projetada na década de 1980 pelo escritório de design ucraniano Antonov. O modelo que pousou no Rio possui 69 metros de comprimento e tem capacidade para transportar 150 toneladas de carga.
Além disso, a aeronave tem 21 metro de altura, e 73 metros de envergadura — medida que vai de uma asa a outra.
O trem de pouso do AN-124 tem 24 rodas e habilita operações em pistas de asfalto, terra, grama e neve. A aeronave também é equipada com um sistema que permite que ela “se ajoelhe”, sistema que facilita o carregamento direto do pátio.
Originalmente, o modelo foi projetado para apoiar ações militares e humanitárias. Atualmente, o AN-124 realiza missões logísticas de grande porte no mundo todo e é requisitado para transportar cargas que não cabem em aeronaves convencionais.
A pista do aeroporto internacional do Rio é a maior para pousos e decolagens do Brasil. Segundo a concessionária, tem mais de quatro quilômetros de extensão e uma estrutura robusta para receber aviões e grande porte.