Anvisa investiga infecção por HIV de pacientes transplantados no RJ

CNN Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) coordena operação conjunta com entidades estaduais, municipais, vigilâncias sanitárias e Ministério da Saúde para investigar os casos de infecção por HIV devido ao transplante de órgãos no Rio de Janeiro.

A prioridade é monitorar os receptores dos órgãos transplantados e acompanhar a realização de novos exames no Hemorio. Medidas preventivas também foram tomadas, como a interdição do Laboratório de Patologia Clínica Dr. Saleme até a conclusão das investigações.

Em nota, a Anvisa afirmou que o caso “é uma ocorrência grave” e que trabalha em conjunto os outros órgãos citados, em prol da segurança dos transplantes e visa à saúde e o bem-estar coletivo.

Sobre o caso

O laboratório PCS Lab Saleme, na Baixada Fluminense, é responsável por exames feitos em doadores de órgãos que deram “falso negativo” para HIV.

A instituição firmou um contrato pela Secretaria de Estado de Saúde, para a realização das análises com um valor de cerca de R$ 11 milhões.

O contrato foi suspenso e a clínica interditada a pedido do Ministério da Saúde.

Em nota, o Laboratório disse ter instalado uma sindicância interna para investigar o ocorrido e que dará todo suporte médico e psicológico aos infectados e seus familiares.



Fonte do Texto

VEJA MAIS

Inmet emite novo alerta perigoso de tempestades para Sudeste e Centro-Oeste

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grau perigoso para tempestades nas…

inundações podem deixar Campo Grande debaixo d’água

Sob alerta de tempestade intensa, Campo Grande pode ver ruas e avenidas tomadas por alagamentos…

Putin diz que Rússia não deixará Ucrânia obter armas nucleares

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta sexta-feira (18) que seu país não deixaria…