Pelo menos 11 propriedades foram atingidas pela água da represa localizada no loteamento Nasa Park, que teve barragem rompida na manhã desta terça-feira (20). Mapeamento feito pelo Núcleo de Geoprocessamento do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) chegou ao número, até o momento.
O acidente também deixou trecho da BR-163, no limite entre Campo Grande e Jaraguari, intransitável devido aos estragos. Para apurar melhor a situação das famílias prejudicadas pelo estouro da barragem, audiência pública será realizada na sexta-feira (23), às 15h30.
O número apontado pelo órgão pode aumentar “à medida que novas imagens de satélite da área sejam analisadas e atualizadas”. Quem foi afetado e não está na contabilização, pode entrar em contato com o MPMS pelo número: (67) 3318-2124.
Retorno
Em nota, além de lamentar o ocorrido, a administração do Nasa Park afirmou que as autoridades competentes foram acionadas logo após os fatos e que o condomínio está “colaborando integralmente para garantir que todas as medidas necessárias sejam tomadas”.
Mais detalhes
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e a Semadesc (Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), em diálogo com a prefeitura de Jaraguari, já que o loteamento fica no município, estudam abrir um caminho do Nasa Park até Campo Grande, já que a rodovia está interditada.
O secretário Jaime Verruck explicou que 90 hectares foram atingidos pela água e houve destruição de APPs (Áreas de Preservação Permanente), portanto, haverá estudo para saber se alguma espécie de peixe foi afetada.