Um dia depois do apagão cibernético que afetou sistemas tecnológicos em todo o mundo, os aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro ainda tem voos cancelados ou atrasados na manhã deste sábado (20).
Até 10h45, pelo menos 15 voos haviam sido cancelados ou estavam atrasados nos aeroportos de Congonhas e Viracopos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro. Veja a lista abaixo.
Às 9h, o site da concessionária GRU Airport, responsável pelo aeroporto de Guarulhos, estava fora do ar. Por volta de 9h40, a página já havia voltado a funcionar. A CNN procurou a empresa para saber se a queda tem relação com o apagão cibernético, mas ainda não obteve retorno.
Veja os voos afetados
Congonhas (até 10h39)
Voos cancelados
- Azul Conecta 5121 (Destino Rio de Janeiro/Jacarepaguá) – sairia às 6h25
Voos atrasados
- Azul Conecta 5244 (Destino Rio de Janeiro/Jacarepaguá) – sairia às 8h50
- Azul 6030 (Destino Belo Horizonte/Confins) – sairia às 9h30
- Azul 6064 (Destino Belo Horizonte/Confins) – sairia às 10h30
- Azul Conecta 5208 (Destino Rio de Janeiro/Jacarepaguá) – sairia às 10h50
- Azul Conecta 5232 (Destino Rio de Janeiro/Jacarepaguá) – sairia às 13h55
- Azul 6038 (Destino Belo Horizonte/Confins) – sairia às 14h15
Outros três voos foram cancelados em Congonhas, sendo um da Gol com destino ao aeroporto Santos Dumont, no Rio, e dois da Latam que iriam para Porto Seguro.
Procurada, a Gol informa que o cancelamento desse voo não tem relação com o apagão cibernético. A Latam foi procurada, mas ainda não respondeu.
Viracopos (até 10h42)
Voos cancelados
- Azul 4702 (Destino Brasília) – sairia às 8h05
- Azul 2918 (Destino Marília) – sairia às 9h05
- Azul 4402 (Destino Uberlândia) – sairia às 9h55
- Azul 2846 (Destino Ribeirão Preto) – sairia às 10h05
Galeão (até 8h50)
Voos cancelados
- Azul 4702 (Destino Brasília) – sairia às 8h05
- Azul 2918 (Destino Marília) – sairia às 9h05
- Azul 4402 (Destino Uberlândia) – sairia às 9h55
- Azul 2846 (Destino Ribeirão Preto) – sairia às 10h05
O que diz a Azul
Apesar de os oito voos cancelados ou atrasados neste sábado serem da Azul, a companhia diz, por meio de nota, que “a instabilidade global nos sistemas Windows/CrowdStrike que gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, já foi solucionada pelo desenvolvedor do sistema” e que a operação da companhia “foi regularizada e tudo está funcionando normalmente”.
“Na última sexta-feira, a companhia registrou atrasos pontuais e precisou cancelar cerca de 7% dos voos previstos para aquele dia. Todos os clientes afetados pela oscilação cibernética global já foram reacomodados. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, finaliza a empresa.
Compartilhe: