O apagão cibernético global pode gerar impactos e atrasos pontuais na operação área brasileira nesta sexta-feira (19). Até o momento, não há registros de intercorrências no país.
Consultada pela CNN, a Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos, “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”.
A companhia orienta os clientes que possuem voos agendados para hoje, e que ainda não tenham efetuado o check-in, a chegarem com antecedência ao aeroporto de embarque, onde devem procurar pelo balcão de atendimento da empresa.
Em comunicado, a Azul lamenta eventuais transtornos causados ao clientes.
A GOL Linhas Aéreas informou à CNN que suas operações e sistemas não sofreram impactos do apagão cibernético até o momento.
A Latam informou aos passageiros que que a operação pode ser afetada pelo queda mundial da Microsoft. O imprevisto pode gerar alguns atrasos em voos, segundo a companhia. Em nota enviada à imprensa, a Latam comunicou que, até o momento, não há impactos na operação da empresa.
“O Grupo LATAM lamenta os inconvenientes que essa situação, alheia à sua responsabilidade, possa causar aos seus passageiros”, completa a nota.
Aeroportos
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, até o momento, não há registros de problemas nos aeroportos do Brasil em decorrência do apagão global.
A Gru Airport, responsável pela administração do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ainda apura possíveis consequências do apagão cibernético. Até o início d amanhã, o painel de voos do aeroporto não apresentava anormalidades. Os voos seguiam previstos.
O Riogaleão, aeroporto internacional do Rio de Janeiro, opera normalmente, de acordo com a concessionária.
A Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília, relatou atrasos apenas em voos da Azul por falhas no sistema da companhia.
As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta-feira (19), alegando problemas de comunicação, enquanto outras operadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o mundo também relataram que falhas no sistema estavam interrompendo suas operações.
American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft disse que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que afetou várias operadoras de baixo custo.
(Publicado por Bruno Laforé, com informações de Rafael Villarroel e Brenda Silva, da CNN, e da Agência Reuters)
Compartilhe: