Um agricultor de 57 anos, identificado como Nei Francio, é apontado como o principal alvo da Operação Rustius, deflagrada nesta quarta-feira (4) pela PF (Polícia Federal). A operação investiga irregularidades na campanha eleitoral de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. O Primeira Página tenta localizar a defesa dos envolvidos.
Francio é um dos principais apoiadores do prefeito eleito do município, Alei Fernandes (União Brasil), que venceu as eleições municipais de 2024, com 25.255 votos, representando 51,33% dos votos válidos.
As investigações começaram após a PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreender R$300 mil em espécie na noite de 3 de outubro. O montante estava sendo transportado por Francio na BR-163, em Sorriso.
A suspeita é de que o dinheiro seria utilizado para compra de votos durante o período eleitoral.
A apreensão do valor desencadeou uma investigação que revelou indícios de “Caixa 2” eleitoral e transações financeiras irregulares envolvendo empresários locais, pessoas jurídicas e “laranjas”, além de valores não declarados à Justiça Eleitoral.
Operação Rustius
Durante a operação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Sorriso e Cuiabá, além de medida cautelar pessoal, que incluiu a entrega do passaporte do investigado, a proibição de sair da cidade e o impedimento de contato com outros envolvidos na investigação.
-
Candidato à Prefeitura de Sorriso é alvo de operação da PF
-
VÍDEO: Delegado preso em blitz explica por que se recusou a fazer bafômetro; Confira!
-
Transações em contas de servidores revelam possível vínculo com facção