Chegou a Campo Grande na sexta-feira (25), um novo lote de vacinas contra a COVID-19. Serão distribuídas por todo o MS cerca de 25.200 doses do imunizante do Laboratório Moderna. Em vídeo, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) comunicou que as vacinas devem ser repassadas apenas na segunda-feira (28), devido à necessidade de seguir com o protocolo administrativo de entrada e saída de notas.
As novas doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, têm validade até fevereiro de 2025 e atendem tanto crianças a partir de seis meses, quanto adultos. A divisão por estado será realizada conforme a estimativa populacional de cada município.
Em vídeo, a coordenadora de imunização estadual da SES, Ana Paula Goldfinger, tranquilizou a população sobre a imunização. “Na segunda ou terça-feira, quem estiver em procura, na busca pela vacina, já pode buscar nas unidades de saúde que a vacina será encontrada para a atualização do esquema vacinal”.
Ainda em explicação sobre o imunizante, Goldfinger relembrou que agora a vacina da Covid-19 está inserida na caderneta vacinal. Mas, não é toda a população que precisa tomá-la neste momento. “Crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos e um grupo bem específico. […] Não é toda a população hoje que é recomendada a vacinação contra a Covid-19. É idoso, gestante, puérperas, um grupo bem seleto mesmo, e pessoas que não receberam nenhuma dose ainda da vacina contra a Covid”, esclareceu.
-
Com estoque zerado desde setembro, SES-MT recebe vacina contra covid-19
-
Estoques de vacina contra covid estão zerados em todas as cidades de MS
-
Nova variante da covid é identificada no Brasil; entenda como surgiu a XEC
-
Mulheres foram as que mais tiveram covid-19 em MS
Sobre o dia de distribuição, a coordenadora afirmou que é preciso trabalhar a logística da emissão de nota, que faz parte de um processo burocrático. “Nós precisamos dar entrada nessas notas e, por conseguinte, dar saída. Então, a gente não consegue resolver isso hoje, não será realizada a entrega hoje”, argumentou.